Beatificação de Padre Libério: encerrada fase diocesana e processo é encaminhado ao Vaticano

padre_liberio070916a
Nesta segunda-feira, 14 de novembro, foi enviada para a avaliação da Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano, toda a documentação envolvendo o processo de Beatificação do Servo de Deus Padre Libério Rodrigues Moreira. O trabalho será coordenado pelo cardeal Angelo Amato, prefeito da congregação.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Esse procedimento ocorre após o encerramento da fase diocesana de levantamentos e cumprimento de determinações da Santa Sé visando os passos seguintes do processo.

A Diocese de Divinópolis formou uma comissão para tratar desta questão importante para o povo de toda a região Centro-Oeste de Minas Gerais. Compõe esta comissão o bispo Dom José Carlos de Souza Campos, monsenhor Paulo Pereira, padre Ydecy Ferreira Santos, padre Adelmo Sérgio, padre Francisco e Erivelta.

padre_liberio070916
Na noite de domingo, 13 de novembro, após celebração de encerramento do Jubileu da Misericórdia, na Catedral do Divino Espírito Santo, em Divinópolis, foi realizado o Ato Jurídico que finalizou esta etapa do processo de Beatificação de Padre Libério.

Esta celebração foi presidida pelo bispo Dom José Carlos de Souza Campos e concelebrada por vários sacerdotes. Também estiveram presentes dois missionários Sacramentinos que trabalham na causa pela beatificação do Servo de Deus padre Júlio Maria de Lombarde.

Dom José Carlos de Souza Campos afirma que a maioria da documentação enviada para o Vaticano é sobre Padre Libério, uma vez que o mesmo escreveu muito pouco.

Padre Adelmo Sérgio, Postulador da Causa no Brasil, destacou que esta fase do processo trata das virtudes de Padre Libério. Com o reconhecimento delas, ele se tronará venerável.

O Postulador da Causa em Roma, Paolo Vilotta, disse que esta fase diocesana do processo de beatificação e canonização do Servo de Deus Padre Libério foi realizada com base na metodologia indicada pela Congregação para as Causas dos Santos. Acrescentou que quando esta documentação estiver disponível em Roma serão avaliadas das questões jurídicas. Desta análise será elaborado um relatório, que posteriormente, será avaliado por cardeais, bispos e teólogos que também emitiram um parecer sobre a causa. Após este processo o papa Francisco decretará a venerabilidade de Padre Libério. Torná-lo venerável significa que ele viveu suas virtudes em grau heroico, extraordinário.

Esta fase do processo de beatificação de Padre Libério teve início em 2012 e em 12 de março de 2016, seus restos mortais foram transladados da capela do Cemitério de Leandro Ferreira, para a matriz de São Sebastião, no mesmo município onde Padre Libério prestou relevantes serviços.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!