Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

ONU quer proteção para mulheres vítimas de violência sexual em Mossul

ONU/Rick Bajornas (arquivo)

Com a liberação da cidade de Mossul, pelo exército iraquiano, uma das maiores preocupações dos representantes da Nações Unidas no local passa a ser a proteção de sobreviventes que foram vítimas do grupo terrorista Estado Islâmico (EI). Especialmente no que se refere à reinserção das mulheres e meninas mantidas em cativeiro pelo grupo. A informação é da ONU News.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Em comunicado, a representante especial do secretário-geral da ONU sobre Violência Sexual em Áreas de Conflito, Pramila Patten, afirmou que as mulheres têm que voltar para casa em segurança e com dignidade. Além disso, ela quer que as vítimas do EI sejam curadas e reintegradas. Em particular aquelas que deram à luz após serem estupradas por terroristas.

Patten disse que os autores dos crimes têm de ser levados à justiça e prometeu o apoio da ONU a este processo. A vitória dos militares iraquianos sobre o EI ocorreu após vários meses de combates iniciados em outubro passado.

Situação crítica
Apesar da retomada da cidade, a situação ainda é crítica, e milhares de famílias estão deslocadas e carentes de alimentos para sobreviver. Num comunicado, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas informou já ter atendido a 1,8 milhão de pessoas desde o início da ofensiva militar.

Os nove meses de combates para a reconquista de Mossul causaram o deslocamento de 1 milhão de habitantes da cidade e de áreas adjacentes. A representante do PMA no Iraque, Sally Haydock, disse que a agência fez o melhor para apoiar os que chegavam aos acampamentos para deslocados. A preocupação da PMA agora é ajudar as pessoas que tiveram que fugir de cidades como Hawija, Tel Afar e oeste de Anbar, onde os combates continuam. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm