Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Juiz diminui alcance da lei que restringe viajantes de países muçulmanos aos EUA


O juiz americano Derrick Watson, do estado do Havaí, proferiu ontem (13) uma decisão que impõe limites ao alcance à lei de restrição a viajantes procedentes de seis países de maioria muçulmana com destino aos Estados Unidos. Com a sentença, o decreto não pode mais impedir a entrada nos EUA de avós e parentes de cidadãos norte-americanos vindos do Iêmen, Irã, Líbia, Síria, Somália e Sudão.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O decreto presidencial que restringe as viagens e que entrou em vigor em junho causou polêmica no país e uma disputa judicial para que pudesse ter validade. A primeira versão da lei, que incluía também o Iraque, foi barrada na Justiça e o governo Trump foi derrotado na corte de apelações.

A segunda versão manteve Iêmen, Irã, Líbia, Síria, Somália e Sudão, mas foi impedida de entrar em vigor em março. Mas, no mês passado, a Suprema Corte decidiu favoravelmente à execução da lei, por um prazo de 90 dias.

Na decisão do Supremo, a restrição não poderia ser aplicada a pessoas com “relacionamento verdadeiro” com um cidadão americano. Mas, na interpretação da Casa Branca, isso permitiria a entrada apenas de pais, filhos, cônjuges, irmãos e noivos no país. Avós e demais familiares [como primos, sobrinhos e tios] haviam permanecido na lista de banidos.

Na decisão de ontem, o juiz Watson questionou a definição de familiares próximos e defendeu que o senso comum inclui também os avós na lista de familiares próximos.

O governo ainda não informou se irá ou não recorrer da decisão. A restrição da entrada de pessoas de países de maioria muçulmana é parte da estratégia de Donald Trump para proteger o país de ataques terroristas de grupos radicais. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm