Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Proposta de Eduardo Barbosa ampliando participação popular na Câmara é aprovada na CCJ

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou nesta terça-feira (8) o relatório ao Projeto de Resolução n° 217/2017, de autoria do deputado federal Eduardo Barbosa, que busca ampliar a transparência e a participação da sociedade no processo legislativo da Câmara dos Deputados.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A proposta altera pontos do Regimento Interno da Casa para suprir uma lacuna que surgiu nos últimos anos devido aos avanços tecnológicos de comunicação. As novas ferramentas tecnológicas permitem a qualquer cidadão participar diretamente do processo legislativo e do aperfeiçoamento da democracia brasileira.

Em seu voto, o relator, deputado Pedro Cunha Lima, explicou que o Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados promoveu a mobilização necessária para aliar a transparência à dinâmica de trabalhos da Casa. Um dos novos itens no regimento é a inclusão, na Ordem do Dia das comissões permanentes, de ao menos uma proposição priorizada pela sociedade por meio do sistema digital no semestre. O mesmo será feito com a pauta do Plenário.

Divulgação

Os órgãos administrativos da Casa ficarão incumbidos do suporte técnico às comissões e ao plenário. Eles tomarão as medidas necessárias para impedir a atuação de mecanismos externos que tentem influenciar artificialmente os resultados da participação popular (robôs). Os protocolos de segurança serão constantemente atualizados para coibir a tentativa de adulteração das votações.

Na proposta, o deputado Eduardo Barbosa explica que, hoje, a participação do cidadão no processo legislativo está limitada à apresentação de projeto de iniciativa popular. No entanto, após o registro da proposta, ela passa a tramitar como qualquer outro PL, e apenas o primeiro signatário do texto pode se manifestar nas comissões.

“Convenhamos que é muito pouco para considerarmos uma efetiva participação popular durante a apreciação da matéria. O objetivo desse projeto é ampliar a participação popular no processo legislativo”, afirmou o deputado. A proposta segue para análise do Plenário. Com informações do PSDB na Câmara dos Deputados.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm