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Superintendências Regionais de Ensino debatem importância do Censo Escolar

Diretores e técnicos das Superintendências Regionais de Ensino de Pouso Alegre, Caxambu, Itajubá, Passos e São Sebastião do Paraíso concluíram, na quarta-feira (12), em Poços de Caldas, no Território Sul, um encontro para formação de equipes e capacitação na coleta e disponibilização de dados para o Censo Escolar da Educação Básica 2017.

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O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de dados sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, profissionais escolares em sala de aula, movimento e rendimento escolar do Ministério da Educação. Ele é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Segundo a subsecretária de Informações e Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Mara Cristina Santos, o encontro, além de discutir e capacitar para o Censo Escolar, teve como objetivo ouvir diretores, equipes pedagógicas e secretários sobre os desafios no preenchimento dos sistemas eletrônicos de monitoramento e avaliativos disponibilizados pela SEE.

“Estamos fechando os dados do Censo Escolar de 2016 com as equipes da Diretoria de Informações Educacionais (DINE) e discutindo sugestões para melhorar a coleta e qualidade dos dados para 2017, bem como a articulação de todos os sistemas de monitoramento e itinerários avaliativos”, apontou Mara.

Os itinerários avaliativos promovem a análise de dados e debates para a construção coletiva da avaliação interna e a definição de um plano de ação nas escolas estaduais para melhorar e consolidar o processo de aprendizagem de seus estudantes, que também contribuem para a base de dados do censo escolar. “Aproveitamos a oportunidade para esclarecer também dúvidas sobre o diário escolar digital nas escolas estaduais, uma das fontes da base de dados do censo”, destacou a subsecretária.

A preocupação maior, segundo Mara Santos, era mostrar às equipes regionais a importância da informação precisa e de qualidade, e seu impacto na formulação de políticas públicas para a Educação.

Este foi o último de seis encontros promovidos pela subsecretaria de Informações e Tecnologias Educacionais junto às SREs. Todos os eventos contaram com uma SRE como referência das Superintendências mais próximas. Desde março, os encontros aconteceram nas SREs de Monte Carmelo, Caratinga, Conselheiro Lafaiete, Pará de Minas, Januária e, neste último, em Poços de Caldas.

Relatórios
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) definiu o dia 18 de abril como a última data para conferência e correção de relatórios com os dados de rendimento e movimento informados pelas escolas no módulo “Situação do Aluno do Censo da Educação Básica” de 2016.

Os dados informados no módulo “Situação do Aluno” são utilizados no cálculo das taxas de aprovação, reprovação e abandono, fundamentais para a verificação e acompanhamento do rendimento escolar de cada uma das escolas e do país. Com Agência Minas

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