Católicos lotam igrejas de Pará de Minas nesta Quarta-Feira de Cinzas


As igrejas de Pará de Minas ficaram lotadas nas primeiras missas celebradas nesta Quarta-Feira de Cinzas, 14 de fevereiro. A data marca o início da Quaresma, tempo de jejum, penitência, reflexão e caridade para os fieis católicos.


Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter


Nesta Quarta-Feira Cinzas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a Campanha da Fraternidade 2018. Na Diocese de Divinópolis o bispo Dom José Carlos de Souza Campos convocou a imprensa nesta manhã para falar do tema “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Em Cristo, Somos Todos Irmãos”. A Igreja Católica quer convocar a todos para refletir e buscar soluções para conter a onda de violência que assola o Brasil.


Durante as missas nas primeiras horas da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas em Pará de Minas, os padres falaram sobre o tema da Campanha da Fraternidade e argumentaram que é preciso combater a causa e não a consequência. Também acreditam que para superar esse cenário violento é preciso muita solidariedade.


A liturgia também fala desse tempo da Quaresma. A primeira leitura da profecia de Joel diz “Senhor voltai para mim com todo vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes, e voltai para o Senhor , vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”.


Na segunda leitura, extraída da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios, diz “Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus. Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nos tornemos justiça de Deus, como colaboradores de Cristo”.


O evangelho desta Quarta-Feira de Cinzas, segundo Mateus diz “ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não receberei a recompensa do vosso Pai que está nos céus”. O evangelho faz um alerta: “quando deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens (…) quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita”.


No Santuário de Nossa Senhora da Piedade ficou lotado para a primeira missa do presidida pelo padre Adriano Bolognani que falou da importância do período da Quaresma, que é propício para a conversão:


Padre Adriano Bolognani
padreadrianobolognanicinzas1


O sacerdote também falou sobre o jejum que é indicado para o período quaresmal, mas não pode colocar em risco a saúde física da pessoa:

Padre Adriano Bolognani
padreadrianobolognanicinzas2


O simbolismo da imposição das cinzas serve para lembrar aos homens de seus pecados e todos devem buscar a conversão, crer no evangelho e voltar para Deus:

Padre Adriano Bolognani
padreadrianobolognanicinzas3


A funcionária pública Aparecida Garcia participou da missa no Santuário de Nossa Senhora da Piedade e considera importante esse tempo para rezar e vencer as tentações:


Aparecida Garcia
aparecidagarciacinzas


O comerciante Hélio Andrade de Melo Júnior diz que nada melhor iniciar esse tempo de conversão participando da celebração da santa missa:


Hélio Andrade de Melo Júnior
helioandrademelojuniorcinzas


Nas preces recitadas nas missas desta Quarta-Feira de Cinzas (14), os católicos pediram a graça do desprendimento dos bens materiais, para melhor socorrer os necessitados e bênçãos para os que promovem e defendem a vida e põem em prática as orientações da Campanha da Fraternidade em favor da paz.


Para quem não conseguiu participar das missas nas paróquias de Pará de Minas na manhã desta Quarta-Feira de Cinzas, outras celebrações com imposição das cinzas ocorrerão no período noturno. Veja AQUI os horários das missas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!