Polícia Militar lança campanha para prevenir furtos e roubos de celulares em Pará de Minas


Nos últimos meses cresceu muito o número de furtos e roubos de celulares em Pará de Minas. Para se ter uma ideia da gravidade dessa situação, quase metade das ocorrências registradas no município e região se referem a celulares levados por marginais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Na maioria das vezes os crimes são praticados por indivíduos que agem em dupla e na maioria das vezes utilizam motocicletas. Os suspeitos levantam as placas dos veículos para que dificulte a visualização da combinação alfanumérica. Em outros casos são utilizadas ciclomotores, as chamadas cinquentinhas, sem placas de identificação.

Há casos em que os criminosos atacam os proprietários que estão caminhando pela calçada e ficam distraídos com os aparelhos eletrônicos nas mãos. Essa falta de atenção favorece a ação dos meliantes.

Diante de um quadro preocupante e atuando preventivamente a 19ª Companhia Independente da Polícia Militar lançou uma campanha para que os donos dos aparelhos anotem em local seguro o número do IMEI, sigla em inglês que significa Identificação Internacional de Equipamento Móvel.

Esse código deve ser repassado para o policial militar durante o registro da ocorrência de furto ou roubo do equipamento eletrônico. Através desses dados as operadoras podem bloquear o telefone para que o ladrão não o utilize.

O tenente Bernardo Arthur Wenceslau, chefe da Seção de Comunicação da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar, afirma que será formatado um banco de dados com as informações referentes aos celulares. Dessa forma será possível identificar os produtos furtados e efetuar a prisão dos infratores:

Tenente Bernardo Arthur Wenceslau
tenbernardo_imei1


Mesmo que o comprador adquira um telefone celular sem saber que foi furtado, ele será autuado por receptação. Por isso é importante não comprar nenhum aparelho sem nota fiscal e com um preço muito abaixo do mercado:

Tenente Bernardo Arthur Wenceslau
tenbernardo_imei2

Outro alerta é para as lojas de celulares que prestam o serviço de desbloqueios dos aparelhos com senha. Os comerciantes deverão ficar atentos para não contribuir com suspeitos que usam a tecnologia de forma criminosa:

Tenente Bernardo Arthur Wenceslau
tenbernardo_imei3

Para conseguir o número do IMEI basta retirar a bateria do telefone e verificar uma combinação de números. Outra opção é digitar no teclado o código: *#06#. Aparecerá na tela os números do IMEI.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!