Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

TJ do Rio estende serviço de audiências de custódia a todo o estado

O serviço de audiências de custódia do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) está presente em todo o estado a partir desta terça-feira (12), com a inclusão das delegacias da Baixada Fluminense no sistema da Central de Audiência de Custódia de Benfica, que funciona na Cadeia Pública José Frederico Marques, na zona norte da cidade.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A expansão é fruto de parceria entre o TJRJ, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Polinter e a Secretaria de Estado de Saúde, que desenvolve paralelamente a profilaxia para escabiose (doença contagiosa da pele causada nos homens por ácaros) e levanta o estado de saúde dessa pessoa que está entrando no sistema prisional. A informação foi dada à Agência Brasil por Marcello Rubioli, juiz auxiliar da presidência do TJRJ.

Rubioli disse que se trata de um grande projeto interinstitucional para a dignidade do preso, não só jurídica, mas física também.

Segundo o juiz, a integração do serviço de audiências de custódia gerará, além de segurança, economia de gastos em transporte, carros, gasolina, agentes. “Vai gerar mais segurança, porque o preso deixará de ficar circulando pela cidade escoltado. Vamos inibir qualquer ação de resgate que possa ser engendrada”, afirmou.

Ele disse que a integração do procedimento permitirá ainda imediaticidade na solução de problemas do preso. “As coisas são resolvidas imediatamente. Assim que ele chega à Casa de Custódia, é submetido à equipe interdisciplinar e à audiência de custódia”. Se for solto, isso ocorre de forma imediata; se preso, o indivíduo já está com a situação carcerária regular.

Integração
A medida que entra em vigor hoje significa a expansão do conhecimento das audiências de custódia para as prisões que são feitas em outras regiões. Todas as delegacias do estado estão integradas. “O que fizemos foi levar toda a estrutura do Judiciário até o local onde a Polinter faz a entrega do preso à Seap. Não há por que obrigar, principalmente em um panorama de crise como o que se vê no estado, a Polinter a levar um preso a vários fóruns regionais e depois ao Centro de Triagem da Seap”. É mais econômico e mais razoável que tudo seja feito no mesmo local, enfatizou.

Com isso, as audiências de custódia serão feitas nas unidades da Seap que recebem presos provisórios: em Campos, que atende o noroeste do estado, em Volta Redonda, que serve à Região dos Lagos e ao centro-sul fluminense, e em Benfica, que concentra 80% das audiências realizadas no estado do Rio de Janeiro, e pega o restante dos municípios. Marcello Rubioli informou que o tribunal investiu nas três centrais de audiência de custódia quase R$ 1 milhão.

“É uma nova mentalidade que estamos implantando no Rio, com a esperança de que vire um paradigma para o Brasil”. Rubioli disse que o projeto pode ser inscrito no Prêmio Innovare, cujo objetivo é identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. “É outra forma de encarar o acesso à Justiça”.

Sem Ininterrupção
Posteriormente, o serviço passará a ser ininterrupto, funcionando de domingo a domingo, inclusive em feriados. De acordo com Rubioli, isso pode ocorrer já no início do próximo ano.

Atualmente, o serviço de audiências de custódia do TJRJ registra de 100 a 130 sessões por dia. Audiências de custódia são realizadas no Rio de Janeiro desde 2015. O sistema garante a apresentação rápida do preso em flagrante ao juiz, que analisa a prisão sob os aspectos da legalidade, necessidade e adequação da sua continuidade ou da eventual concessão de liberdade, com ou sem a imposição de outras medidas cautelares. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostram que até junho foram realizadas 8.559 audiências de custódia no Rio de Janeiro. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm