Banner Águas de Pará de Minas   Banner Fapam

Recuo nas vendas do comércio em 2016 deve chegar a 6,5%

O resultado negativo no desempenho do comércio para o mês de outubro, divulgado nesta terça (13) pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), fez com que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisasse a expectativa de queda do varejo restrito – que não inclui veículos automotores e materiais e construção -, de 6,0% para 6,5% até o final do ano. No varejo ampliado (que inclui veículos e material de construção), a expectativa de recuo é de 9,5%.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Descontados os efeitos sazonais, o volume de vendas do varejo restrito recuou 0,8% entre setembro e outubro. Já o varejo ampliado registra a oitava queda do ano (-0,3% em relação a setembro), puxado pela queda de 0,3% no segmento automotivo e de 4% no de materiais de construção.

De acordo com o economista da CNC Bruno Fernandes, a manutenção da elevada taxa de juro real e a fragilidade do mercado de trabalho são os principais impactos negativos para o desempenho. “Apesar do cenário mais benigno para a inflação no período, com o índice convergindo para a meta, a permanência de alta do custo do crédito e do desemprego dificulta a recuperação das vendas. Mesmo diante de expectativas menos desfavoráveis, dificilmente o varejo deixará de registrar seus piores resultados históricos”, afirmou.

O destaque negativo de outubro no varejo restrito foi motivado pelos ramos de super e hipermercados e de combustíveis e lubrificantes, que acusaram respectivamente quedas de 0,6% e 1,7% em relação ao mês anterior.

Outro segmento que sofreu perda foi o de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,1%). Na comparação com outubro do ano passado, tanto o varejo restrito (-8,2%) quanto o ampliado (-10,0%) registraram desempenhos negativos neste mês. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm