Abertas inscrições para Dia de Campo da EMATER sobre Fossa de evapotranspiração e círculo de bananeira


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG) firmou uma importante parceria com a Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA PANGEIA) em Pará de Minas.

A partir daí foi montado um Dia de Campo para auxiliar moradores dos imóveis na zona rural a resolverem o problema de esgotamento sanitário. Segundo informações, alguns fiscais estão visitando as propriedades.

Muitas fossas sépticas estão irregulares e por isso jogam dejetos em leitos de rios e ribeirões. Sem a devida norma técnica os lençóis freáticos também são contaminados e os prejuízos ambientais são grandes.

Será feita a demonstração de como construir um tanque de evapotranspiração. Trata-se de uma fossa que recebe os resíduos coletados do vazo sanitário. Um dia sobre o Saneamento Rural.

O Dia de Campo está marcado para a próxima quinta-feira, 16 de agosto, a partir das 9h, na comunidade de Paivas. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no escritório da EMATER, no Parque de Exposições.

De acordo com Kênia Lasmar de Moura, extensionista da EMATER em Pará de Minas, o projeto existe há muitos anos e agora foi adaptado. O objetivo é mostrar o sistema aos representantes de cada comunidade rural:


Kênia Lasmar de Moura
diadecampokenialasmar

Durante o Dia de Campo também será demonstrado o círculo de bananeira. A água coletada do chuveiro e da pia será canalizada e reutilizada na produção de bananas. Uma forma muito inteligente de reuso da água.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!