Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Produção de grãos ultrapassa 14 milhões de toneladas em Minas

A produção mineira de grãos alcançou volume recorde de 14,1 milhões de toneladas na safra 2016/2017. Com o período de colheita encerrado no mês de junho, o volume confirmado é 19,8% superior à safra passada.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A área plantada também registrou crescimento de 2,4%, alcançando 3,4 milhões de hectares. Os números fazem parte do 11º levantamento de safra da Conab e foram analisados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Segundo o superintendente de Abastecimento e Economia Agrícola João Ricardo Albanez, esse ganho na produção é resultado do aumento da produtividade das lavouras.

“A utilização de tecnologia está presente não só em máquinas e implementos, mas também em sementes, nos sistemas de cultivo, além do uso da irrigação. As condições climáticas favoráveis nesta safra somadas à adoção de tecnologias também foram fundamentais para este resultado”, analisa Albanez.

A produção total de milho, no estado, foi de 7,6 milhões de toneladas, com crescimento de 28,1% em relação à safra anterior. A área plantada com o grão alcançou 1,3 milhão de hectares (+5,7%) e a produtividade deve ser de 6 mil quilos por hectare (+21,2%).

A produção de soja alcançou 5 milhões de toneladas (+6,7%), numa área plantada de 1,5 milhão de hectares e produtividade de 3,4 mil quilos por hectare (+7,6%).

O milho contribui com 54% da safra de grãos no estado e a participação da soja é de 35,5%. Os dois produtos, somados, representam quase 90% da produção mineira de grãos.

“Soja e milho têm uma importância estratégica para a pecuária mineira, com participação expressiva na formulação das rações. Resultados positivos na produção destes dois cereais asseguram fontes de proteínas (carnes, ovos, leite), além de serem matérias-primas para a produção de óleos vegetais”, explica o superintendente.

Em relação à exportação dos grãos, soja e milho têm destinos diferentes. Enquanto mais de 95% do milho cultivado no estado são destinados ao consumo interno, cerca de 40% da soja são exportados.

No período de janeiro a julho deste ano, os principais países importadores da soja mineira foram a China (72,5%), Tailândia (6,5%) e Holanda (4,3%).

Outros produtos, apesar de menor representatividade, contribuíram para a produção recorde de grãos, como o sorgo, que registrou crescimento expressivo (+91,2%). De acordo com o superintendente João Albanez, esse índice foi estimulado pelo crescimento do plantio do grão na segunda safra, que é realizada nos meses de fevereiro a março.

“Como existe a possibilidade de veranicos neste período, as regiões do Triângulo Mineiro, Noroeste e Alto Paranaíba estão investindo no sorgo como alternativa ao milho por ser mais resistente à falta de chuva característica do período”, explica Albanez.

Além da soja, milho e sorgo, vários outros itens que compõem a safra de grãos no estado também registraram crescimento.

Safra Grãos MG 2016/2017
Milho – 7,6 milhões de toneladas (+28,1%)
Soja – 5 milhões de toneladas (+6,7%)
Sorgo – 666 mil toneladas (+91,2%)
Feijão – 544 mil toneladas (+4,7%)
Trigo – 230 mil toneladas (+5,2%)
Girassol – 13 mil toneladas (+94%)
Amendoim – 9,4 mil toneladas (+23,7%)
Arroz – 15 mil toneladas (Mesma produção da safra anterior)

Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm