Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Inaugurada Cozinha Escola Mineiraria no Mercado Central

Omar Freire/Imprensa MG

Galinha caipira, torresmo, lombinho, pimenta dedo-de-moça, couve… ingredientes típicos da culinária mineira comercializados no Mercado Central foram a base para a saborosa Paella Mineira feita, na semana passada, pelos alunos do Cozinha Inteligente, projeto do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), em parceria com o Sesc e Senac. O prato foi produzido durante a aula inaugural do Cozinha Escola Mineiraria, que faz parte do programa +Gastronomia, do Governo do Estado de Minas Gerais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A aula inaugural foi ministrada pelo chef Edson Puiati, coordenador do curso de gastronomia do Centro Universitário Una. Antes de iniciar a atividade, o chef conduziu os alunos do Cozinha Inteligente pelos corredores do Mercado Central, um dos principais cartões postais do estado e um dos melhores do mundo.

Durante a visita, os alunos conheceram a variedade de produtos da gastronomia mineira que são comercializados no local. “O mercado é isso, é o encontro de cheiros e sabores e de chefs”, definiu Puiati, referindo ao encontro casual com outros dois colegas de profissão.

A Paella foi feita com todos os ingredientes encontrados no Mercado Central. O charme ficou por conta da execução: “Usamos os temperos tradicionais, como açafrão e páprica, mas adotamos outros como o nosso quiabo, por exemplo. O legal é que foi um prato feito a várias mãos”, resumiu o chef, responsável pela curadoria, aquisição de insumos e formação dos profissionais da Cozinha Escola Mineiraria.

Rogério José Lima, aluno do projeto do Servas, acompanhou todos os detalhes da preparação do prato ao lado de Puiati e elogiou a estrutura da Cozinha Escola. “É maravilhosa, bem compacta, mas com grande variedade de equipamentos”.

O Cozinha Inteligente faz parte do +Gstronomia, especialmente na atuação junto às iniciativas de gastronomia social. O Servas integra o grupo gestor do programa do Governo.

Presidente do Servas, Carolina Pimentel considerou a aula inaugural como uma oportunidade importante para os alunos do projeto que se formarão como auxiliares de cozinha especializados em aproveitamento integral de alimentos e destinação correta de resíduos.

“Em 2015, apostamos na gastronomia como forma de cidadania e geração de emprego e renda, a partir do momento em que oferecemos um curso com um diferencial para alunos em situação de vulnerabilidade social. Nesta aula, eles deram mais um passo para a qualificação. Vida longa à essa cozinha!”, disse.

Arroz com feijão
Presente na abertura da aula inaugural, o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria, destacou a importância da Cozinha Escola Mineiraria no Mercado Central. “O nosso mercado já é uma grife, lugar por onde passam turistas de vários lugares do mundo e uma referência gastronômica. Essa iniciativa é como arroz com feijão: um casamento perfeito”, definiu.

As experiências gastronômicas do espaço, patrocinado pela Codemig, serão compartilhadas com o público em geral. “Serão ministradas aulas gratuitas. Os interessados devem se inscrever presencialmente ou pelo telefone. A programação será divulgada em 10 dias”, disse o presidente da Associação do Mercado Central, Geraldo Campos. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm