Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Maracanã renova gramado para retorno do Campeonato Brasileiro

Foto: CBF/Divulgação

O Brasileirão está voltando! Os preparativos para o retorno do campeonato mais equilibrado do mundo mobilizam todo o país. O Maracanã, que voltará a receber jogos na próxima quarta-feira (18), com o duelo entre Flamengo-RJ e São Paulo-SP terá 51 toneladas de grama trocadas, o que representa 20% da área ou o equivalente a 1.200 metros, entre domingo (15) e segunda-feira (16).

Cada rolo de grama pesa cerca de 700 quilos e tem 12 metros de comprimento por 1,20 metro de largura. O procedimento de plantio será rápido, pois o tipo da grama será o ready to play (pronto para jogar) que foi previamente plantada e cultivada em uma fazenda produtora de Saquarema (RJ) por 40 dias. O local também é responsável pela produção da grama oficial do Maracanã – a Bermudas Celebration – desde 2013 para a Copa das Confederações. O modelo é o mesmo utilizado na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas Rio 2016. No dia seguinte da plantação ready to play o campo já estará apto a receber partidas de futebol, portanto, a tempo do Brasileirão.

– Os demais 80% do gramado seguem bem conservados e sem necessidade de mudanças, pois a qualidade está mantida. A troca do gramado do Maracanã acontece por partes e por etapas conforme a necessidade e desgaste. No geral, a troca completa do gramado, que conta com 8 mil metros, de uma única vez, acontece de dois a três anos e movimenta 343 toneladas de grama. O investimento no tapete do estádio é alto. Em 2017, investimos R$ 1,5 milhão somente com o cuidado do gramado que, inclusive, recebeu nota 4,89 de 5 pontos em avaliação feita pela CBF no início de 2018, sendo uma das melhores do país. Evoluímos já que, no ano passado, a nota foi 4,67 – afirma Mauro Darzé, presidente da concessionária Maracanã.

Diferenciais do gramado

Desde a Copa do Mundo de 2014, o gramado do Maracanã, bem como seu sistema de irrigação, precisaram ser readequados para atender as exigências da FIFA. Na ocasião, a federação internacional exigiu que 85% do público ficasse protegido do sol e da chuva. A medida fez com que a cobertura do estádio avançasse sobre o gramado e, com isso, acontece o bloqueio da incidência solar, ato este que prejudica tanto o desenvolvimento quanto a conservação da grama.

Para garantir a qualidade do gramado, um sistema específico de irrigação foi instalado para dar autonomia e gerar um equilíbrio hídrico no acionamento dos 54 asperssores existentes no estádio. Desta forma é possível acionar quantos asperssores forem necessários ao mesmo tempo garantindo ao Maracanã o melhor sistema de irrigação do país.

– Esse sistema se fez necessário devido à ausência do sol em parte do gramado principalmente em determinados momentos do ano por causa da nova cobertura. De maio a setembro, a parte norte do estádio não pega sol, então a evaporação desta área é muito inferior em relação ao lado sul que conta com luz solar todo tempo. Além de assegurar o crescimento da grama para manter a sua qualidade e a uniformidade da coloração, o sistema de irrigação do Maracanã é um facilitador no monitoramento da umidade do campo feito 24 horas por medidores que definem a necessidade hídrica de cada parte do gramado – explica Flávio Piquet, sócio da Greenleaf, empresa de construção e manutenção de gramado do Maracanã.

Outro diferencial do Maracanã é a metodologia de semear o campo que varia durante as estações mais frias e quentes da cidade. O procedimento utilizado no estádio durante o período mais frio no Rio de Janeiro (maio até o início de outubro), por exemplo, é o overseeding (semear por cima). O método visa inibir o crescimento da grama natural do Maracanã nas estações mais quentes – a Bermudas Celebration – para que outro tipo entre em cena: a rye grass. Esta grama é a mesma utilizada nos estádios da Europa e é resistente ao frio.

– É feita uma raspagem da grama Bermudas Celebration para implementarmos um produto que inibe o seu crescimento. Depois, semeamos meia tonelada da rye grass para que ela brote nos períodos frios sem interferir na qualidade da Bermudas Celebration que hibernará e será reativada com o calor – conta Piquet.

Desta forma, a qualidade do gramado do Maracanã consegue se manter perfeita e em conservação contínua para receber tanto os jogos de futebol ao longo do ano quanto shows e demais eventos. Com site da CBF

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm