Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Pescaria em lagoas urbanas encerra III SEMEIA que não despertou o interesse dos pará-minenses

pscsmpm6
A terceira edição da Semana Municipal do Meio Ambiente (SEMEIA) teve início na manhã do dia 2 de junho com uma reunião plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH-Pará). No mesmo dia e local, o Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, a presidente do comitê Regina Greco ministrou palestra no período noturno para cerca de 20 pessoas. A maioria ambientalistas e outros estudantes que estavam de olho nas notas pela participação no evento.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O pouco interesse dos pará-minenses pelas atividades desenvolvidas ao longo da SEMEIA 2015 também foi notado na palestra ministrada por Apolo Heringer Lisboa para professores, na tarde do dia 9 de junho, no auditório Cônego Gabriel Hugo da Costa Bittencourt, da Faculdade de Pará de Minas (Fapam). Poucos profissionais da educação participaram do evento.

As palestras noturnas no mesmo auditório ministradas por Apolo Heringer Lisboa e Ronaldo Vasconcelos registraram um público pouco melhor, em razão da plateia ter sido composta por alunos da Fapam que estavam em horário de aula, especialmente dos cursos de Gestão Ambiental e Agronegócio.

pscsmpm4
Na Praça da Sustentabilidade montada na praça Torquato de Almeida, Centro, em Pará de Minas, entre os dias 9 e 11 de junho, o público predominante era de alunos levados até o local por seus professores. O cidadão comum não se deslocou até o local, com raríssimas exceções. Em alguns momentos do dia, o número de pessoas nos estandes era muito superior ao de visitantes.

Em resumo, o cidadão pará-minense não demonstrou interesse pelas ações voltadas para o meio ambiente, o que é lamentável. Se porventura os alunos das escolas não tivessem participado de alguns eventos, a mensagem repassada durante a SEMEIA 2015 não teria chegado a quase ninguém.

Essa falta de interesse dos pará-minenses não se deve à falta de empenho dos organizadores do evento, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema) e Associação dos Amigos do Meio Ambiente (Ama Pangeia). Eles se esforçaram muito para atrair o público, mas infelizmente, faltou vontade por parte da população.

pscsmpm7
Tanto que ao constatar a participação popular reduzida no evento, o palestrante Ronaldo Vasconcelos, político com vasto currículo e presidente da ONG Ponto Terra, declarou que sabia do pouco interesse da sociedade.

Ele disse ao Portal GRNEWS que se ele fosse um cantor de rock, de música sertaneja ou jogador de futebol, o auditório estaria cheio, mas como se trata de uma causa ambiental, o povo não está nem aí. Também não poupou os governantes que pouco se preocupam com o meio ambiente, para não dizer que não fazem nada.

Neste sábado (13), a III SEMEIA chegou ao fim com a pescaria em algumas lagoas urbanas com placas de permissão. Até porque, várias estão quase sem água outras foram esvaziadas.

pscsmpm3
Uma das lagoas procuradas pelos pescadores foi a do Parque do Bariri. O público no local também ficou aquém do esperado. E quem esteve por lá não demonstrava muita satisfação com o resultado da pescaria.

Alguns ficaram tão decepcionados com o resultado da pescaria, que questionaram até se alguém não teria alimentado bastante os peixes durante à noite, pois, eles nem beliscavam a isca no anzol.

O senhor Sebastião foi uma destas pessoas que foram até a lagoa do Parque do Bariri. Ele disse à reportagem do Portal GRNEWS que o tempo frio, com muitas nuvens, não tornavam o ambiente propício para pescaria. Acrescentou que estava “ruim demais para pescar”, mas valeu pela diversão:

pscsmpm1
Sebastião
pscsbst1

Outro pescador, João Batista de Freitas também não pescou nada. Disse que a vantagem é que pescar na área urbana tem menos perigo e a fiscalização feita pela Polícia Militar Ambiental nos rios e lagos da região não incomoda ninguém:

pscsmpm5
João Batista de Freitas
pscjbfrt

Já o garoto Taylor Vinícius dos Santos Barbosa disse que chegou na lagoa do Parque do Bariri por volta das 6 horas da manhã deste sábado (13) e conseguiu fisgar muitos peixes e disse ter gostado da pescaria nas lagoas urbanas.

pscsmpm8
Para não dizer que em todos os eventos da III SEMEIA o público foi reduzidíssimo, durante a Corrida Mata Atlântica, em pleno feriado de Corpus Christi a participação superou as expectativas ao registrar mais de 150 competidores.

Entretanto, boa parte dos corredores vieram de outros municípios, como Itaúna. Isso comprova mais uma vez que os pará-minenses não estão interessados na causa ambiental, mesmo tendo sofrido muito em razão da falta d’água, a maior da história do município, que atingiu em cheio a população ao longo do ano de 2014.
Diante disso a pergunta que muitos estão fazendo é se vale a pena um investimento tão alto para organizar a SEMEIA, um evento que custa caro, se a população não tem interesse pelo assunto.

Outros questionam se o dinheiro investido pelos patrocinadores não seria melhor aplicado em ações concretas em favor do meio ambiente ao longo do ano, o que não acontece, do que despejado de uma só vez em um evento que não atrai o público.

pscsmpm2
Os organizadores entendem que devem insistir com o evento buscando a conscientização popular, mesmo concordando que o público pará-minense não está nem um pouco interessado nestas questões abordadas na SEMEIA, o que é um pena.

Resta esperar a avaliação dos organizadores e se realizarão nova edição em 2016 de um evento que não apresenta resultados práticos em favor do meio ambiente em Pará de Minas ao longo do ano. As ações ficam restritas aos discursos, palestras e divulgação na mídia durante o evento e só.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm