Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

70 mil famílias mineiras são beneficiadas com o fornecimento de sementes

O Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e outras instituições, tem ajudado a melhorar a realidade de muitos agricultores. Um exemplo, é o fornecimento de sementes de milho de qualidade comprovada e adaptadas ao estado.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os beneficiados utilizam a produção para o consumo próprio e na alimentação das criações, além da possibilidade de venda do excedente. De acordo com a Emater-MG, na safra 2017/2018, cerca de 70 mil famílias, em cerca de 500 municípios, foram diretamente beneficiadas com o recebimento de sementes de milho.

As famílias que receberam o insumo são de diversas regiões do estado. No semiárido mineiro, 161 toneladas foram doadas por meio do programa Sementes Presentes. Esta é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, executado pela Emater-MG, Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag) e Secretaria de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor).

O programa faz parte da estratégia estadual de Enfrentamento da Pobreza no Campo Novos Encontros, criada pelo Governo de Minas Gerais em 2016. Ela reúne diversos programas, ações e projetos voltados para a melhoria das condições de vida da população do campo.

São 20 instituições governamentais atuando em três eixos: acesso a serviços públicos, benefícios e transferência de renda, inclusão produtiva e infraestrutura.

Maria do Patrocínio da Silva é agricultora familiar da comunidade Cachoeira II, no município de Manga, Norte de Minas. A agricultora foi uma das beneficiadas pelo Sementes Presentes. Ela recebeu sementes de milho.

“Melhorou bastante. Se não fosse esse projeto não teríamos como plantar milho. A semente é muito cara e não tenho como comprar”, explica. Ela já colheu o milho. O alimento é utilizado para consumo próprio e para tratar da criação de galinhas.

Além disso, Maria do Patrocínio passou a comercializar parte da produção de milho no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o que tem gerado uma renda extra. “ Ainda bem que a gente conseguiu essas sementes para plantar”.

Convênio
O fornecimento de milho também aconteceu por meio de uma parceria, firmada entre a Emater-MG e a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead).

O convênio possibilitou a entrega de mais 545 toneladas de sementes de milho para os agricultores familiares, em todas as regiões do estado de Minas Gerais. O valor dos recursos destinados para esta ação, que também distribuiu sementes de feijão, foi de R$ 4,2 milhões.

Resultados
Segundo o gerente da Unidade de Planejamento e Estratégia Corporativa da Emater-MG (Upec), Cláudio Augusto Bortolini, as sementes entregues contribuíram com cerca de 2,75% da produção de Minas Gerais, chegando a quase 190 mil toneladas.

Ainda de acordo com Bortolini, as sementes distribuídas representaram cerca de 3% da área estadual plantada, o que representa 35 mil hectares.

Essa iniciativa deverá movimentar na economia mineira mais de R$ 100 milhões, diz o gerente. “Além disso, o técnico da Emater-MG presta assistência técnica a essas famílias, garantido o desenvolvimento das lavouras”, lembra Bortolini.

O gerente da Upec ainda ressalta que essa ação não se resume apenas à entrega de sementes, mas também à melhoria de renda e qualidade de vida das famílias beneficiadas.

“Na agricultura familiar esse milho se transforma, agregando valor à propriedade. Esse milho é fornecido aos animais, aumenta a produção de carne e leite, ajuda na criação de galinhas, melhora a alimentação das famílias com a produção de quitandas, por exemplo, e gera renda com a venda do excedente do produto para o mercado”, explica. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm