Diminuem as cirurgias eletivas pelo SUS e secretário atribui problema a falta de diálogo com o HNSC

flavmed_clebfar
Nesta sexta-feira (13) o vereador Flávio Medina Neto, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Pará de Minas, esteve com o secretário municipal de Saúde, Cléber de Faria Silva.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O vereador apresentou um requerimento aprovado pelo Poder Legislativo relativo à demanda reprimida de cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A preocupação é com a longa fila de espera pelos procedimentos.

A assistência é importante principalmente para a população mais carente que não tem condições de pagar pelas cirurgias. Flávio Medina Neto disse que a situação precisa ser revista para que os pacientes não sejam prejudicados:

Flávio Medina Neto
flavmed_crgs

O secretário municipal de Saúde, Cléber de Faria Silva, explicou que a maior dificuldade tem sido o diálogo com a nova diretoria do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). Informou ainda que a Gerência Regional de Saúde de Divinópolis já sinaliza uma possível redução de recursos para a microrregional, o que é ruim:

Cléber de Faria Silva
clebfar_crgs

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o número de cirurgias eletivas, em Pará de Minas, vem diminuindo, como mostram os dados abaixo:

Ano – número de cirurgias
2012 – 336
2013 – 1066
2014 – 953
2015 – 1324
2016 – 356

Nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2016 foram realizados 154 procedimentos.

A reportagem do Portal GRNEWS procurou o Hospital Nossa Senhora da Conceição para saber a versão da diretoria sobre a questão. Mas, o provedor e o diretor médico não foram encontrados e ninguém quis falar sobre o assunto. O espaço continua aberto caso a diretoria do hospital queira se manifestar.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!