Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Entidades ligadas à educação pedem participação nas decisões políticas

forum_nacional_de_educacao
Diante do novo governo do PMDB, entidades ligadas à educação pedem participação nas decisões políticas ligadas ao setor e o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE). Em carta aberta publicada na tarde de quinta (12), o presidente do Fórum Nacional de Educação (FNE), Heleno Araújo, mostra-se preocupado com a condução de políticas sociais e educacionais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

“Deve-se construir, ampliar, implementar, efetivar, assegurar e aperfeiçoar espaços democráticos de controle social e de tomada de decisão que garantam novos mecanismos de organização e gestão, baseados em uma dinâmica que favoreça o processo de interlocução e o diálogo entre os setores da sociedade, buscando construir consensos e sínteses entre os diversos interesses e visões que favoreçam as decisões coletivas”, alertou trecho da carta.

O FNE é composto por 50 entidades e órgãos ligados à educação, incluindo representantes dos secretários estaduais e municipais da área, movimentos sociais, entidades estudantis e Ministério da Educação.

Dívida
Entre outras atribuições, o Fórum deve divulgar o monitoramento contínuo do PNE (Lei 13.005/2014), que estabelece 20 metas, desde a educação infantil até a pós-graduação, estabelece a valorização dos professores e trabalhadores em educação. A lei determina também o investimento de pelo menos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação até 2024. Atualmente, o investimento é de 6,2%.

Na carta, o Fórum destacou que o Brasil “tem uma grande dívida com os profissionais da educação, particularmente no que se refere à sua valorização” e informou a necessidade de buscar novas fontes de recursos para o setor, a fim de cumprir a lei e garantir a oferta de uma educação pública e de qualidade.

A carta, na íntegra, pode ser acessada AQUI. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm