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Coco – Um excelente alimento!

coco
Por Fernanda Medina

O coco é um excelente alimento. Rico em proteínas e gorduras boas e baixo teor de carboidratos. Por ter essa menor quantidade de carboidratos, o coco é considerado um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, não eleva rapidamente a glicose sanguínea. Toda vez que temos elevações rápidas de glicose no sangue (como no consumo de pães, massas, e alimentos refinados) há uma grande liberação de insulina e este hormônio é um dos responsáveis pela formação de gordura.

Para quem deseja perda de peso, o consumo do coco pode ser feito diariamente, desde que, claro, esteja nas quantidades adequadas.

Ele pode ser utilizado como acompanhamento de frutas, mingaus, iogurtes, bolos, shakes. Quando adicionamos o coco a uma fruta conseguimos melhorar ainda mais o valor nutricional dela.

Além de consumirmos a castanha do coco fresca, podemos utilizá-la para fazer o leite de coco natural ou a farinha de coco. Esses são ótimos substitutos do leite animal e das farinhas convencionais. (Caso deseje a receita do leite e da farinha de coco me solicite através do nutrifernanda@hotmail.com). E no mercado já encontramos o óleo de coco e também o açúcar de coco.

O óleo de coco pode ser utilizado em refogados pequenos ou como forma de aumentar o valor nutricional de alguma refeição crua. O óleo de coco apresenta em sua composição cerca de 50% de triglicerídeos de cadeia média, que são gorduras de rápida absorção, fornecendo energia de forma instantânea, bem interessante para atletas ou praticantes de atividades físicas de alta intensidade.

O açúcar de coco é uma ótima substituição do açúcar comum, ele é rico em minerais como potássio, magnésio, zinco e ferro, além das vitaminas B1, B2, B3 e B6. Ele também é um alimento calórico assim como o açúcar branco, porém com uma enorme diferença no valor nutricional entre os dois. É um açúcar bruto que não passa por processo de refinamento e apresenta um índice glicêmico mais baixo em relação ao açúcar comum.

Inclua mais coco em sua rotina alimentar. Procure um nutricionista para lhe indicar as quantidades e formas de utilizar!

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