UPA de Pará de Minas implanta atendimento por senhas com a perspectiva de dar celeridade a assistência


A equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas atende os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pará de Minas com a promessa de melhorias.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Uma das expectativas se refere ao prontuário eletrônico contemplando todo o histórico dos pacientes. O moderno sistema seria uma ferramenta para dar maior celeridade aos atendimentos.


Um laboratório 24 horas também atende a demanda por exames. Toda a estrutura foi construída com base no projeto do Ministério da Saúde. O amplo espaço e o conforto são uma realidade.

Esta semana houve mais uma inovação na unidade. Foi adotado o atendimento através de senhas. Os pacientes fazem a ficha na recepção e aguardam a chamada eletrônica para a sala de triagem.


Com base no Protocolo de Manchester são determinadas as gravidades de cada caso. A urgência do atendimento é feita com base em cores pré-determinadas pelo programa.

De acordo com Geane Pinheiro, diretora da UPA, há alguns meses eram atendidos em média 220 pacientes. Atualmente esse número chegou até 390 atendimentos por causa de doenças sazonais como foi o caso da Conjuntivite:


Geane Pinheiro
senhanaupageanepinheiro

De acordo com Paulo Duarte, secretário municipal de Saúde, o novo sistema de atendimento por meio de senhas possibilitará um acompanhamento detalhado do tempo aguardado e do fluxo de pacientes na unidade:


Paulo Duarte
senhanaupapauloduarte1

A UPA foi informatizada e com o prontuário eletrônico integrado. Apenas o aparelho de Raio-X não está no sistema por ser um modelo mais antigo. O objetivo é levar essa tecnologia para demais unidades de saúde:

Paulo Duarte
senhanaupapauloduarte2

Já o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), do qual Paulo Duarte é interventor, possui um sistema independente e com prontuário eletrônico. Os testes começaram e a meta é integrar a rede municipal de saúde com a instituição:

Paulo Duarte
senhanaupapauloduarte3

O uso da senha no sistema eletrônico dará condições a Secretaria Municipal de Saúde de monitorar todos os detalhes dos atendimentos. Com essas informações será possível avaliar a demanda e se existe a necessidade de fazer adequações.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!