Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Indicador do Ipea para medir investimento no país cai 3% em janeiro

Os investimentos na economia brasileira continuam abaixo do esperado pelo governo. O indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que mede o nível de investimentos no país, caiu 3% entre dezembro de 2016 e janeiro deste ano, após ajuste sazonal, segundo análises divulgadas nesta segunda (13) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O índice verifica se a capacidade de produção no país está crescendo e se os empresários estão confiantes. Com a queda, o indicador se aproxima do mesmo patamar de maio de 2009.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O Ipea afirma que o aumento do investimento registrado no final de 2016, entre novembro e dezembro, de 3,9%, acabou diluído com o resultado de janeiro deste ano, deixando um carregamento estatístico negativo, ou seja, uma necessidade de crescer pelo menos 1,9% no primeiro semestre de 2017 para compensar a queda.

“Caso a FBCF apresente crescimento nulo nos meses de fevereiro e março, [o país] encerrará o primeiro trimestre do ano registrando contração de 1,9% sobre o período anterior, também na série ajustada sazonalmente”, disse o Ipea, em nota. Já na comparação de janeiro de 2017 com janeiro de 2016, a queda verificada pelo Ipea foi de 4,9%, resultando em uma perda acumulada de investimentos na economia brasileira de quase de 9% em um ano.

Came cai
A retração da FBCF – que mede o quanto as empresas aumentaram seus bens de capital usados para produzir outros bens e gerar riqueza – é resultado da queda no índice de consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came), um dos dois componentes do indicador de Formação Bruta de Capital Fixo.

O Came caiu 6,6%, depois de uma alta de 2,6%, na comparação anterior, refletindo uma queda de 6% na produção doméstica de bens em janeiro. Já o volume de importações de bens de capital, caiu 12,4%. Neste caso, o Ipea explicou que a queda se deu em função da alta de novembro e dezembro, de 10,2%. Por outro lado, o outro componente da FBCF, que mede a construção civil, cresceu 0,6% entre dezembro e janeiro.

Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil de 2016, que caiu 3,6%. Na conta, chamou atenção a queda acentuada da FBCF, que recuou pelo terceiro ano seguido. Com isso, a taxa ficou abaixo da de 2015, fechando 2016 em 16,4%, o menor nível da série histórica do IBGE desde 1996. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm