Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Governador decreta emergência aos municípios com surto de febre amarela em MG

Manoel Marques/Imprensa MG

O governador Fernando Pimentel decretou situação de emergência em saúde pública na área de abrangência das Unidades Regionais de Saúde de Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Manhumirim e Teófilo Otoni. O decreto NE Nº20/2017, publicado nesta sexta-feira (13) no Diário Oficial do Estado, é uma resposta do Governo ao surto de doenças infecciosas virais, casos prováveis de febre amarela, notificado nas imediações das cidades mencionadas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook     Siga o Portal GRNEWS no twitter

A situação de emergência traz uma série de facilitadores para que os municípios possam combater a endemia de maneira emergencial e eficiente. Entre os benefícios está a possibilidade de promover a aquisição pública de materiais e a contratação de pessoal e serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial sem a necessidade de realizar licitação.

Em todos os casos, em que as autoridades públicas locais podem requisitar bens e serviços para atender necessidades coletivas, urgentes e transitórias, é assegurada a justa indenização ao município. Destaca-se, ainda, que a tramitação dos processos referentes a assuntos vinculados ao decreto correrão em regime de urgência e prioridade em todos os órgãos e entidades do Estado.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estão sendo investigados 48 casos suspeitos de febre hemorrágica aguda, dos quais 16 já tiveram respostas laboratoriais positivas para febre amarela, e os outros continuam em investigação. Foram registrados 14 óbitos, cujas causas estão sendo investigadas.

Cerca de 15 municípios das regiões de Teófilo Otoni, Coronel Fabriciano, Manhumirim e Governador Valadares estão em alerta devido a esses casos.

Sala de Situação
O decreto NE Nº20/2017 também cria a Sala de Situação, com o objetivo de monitorar as ações administrativas e favorecer o uso de informações para a tomada de decisões relacionadas ao caso. No Ministério da Saúde, por exemplo, a Sala de Situação disponibiliza informações, de forma executiva e gerencial, para subsidiar a tomada de decisão, a gestão, a prática profissional e a geração de conhecimento.

Em Minas Gerais, a Sala de Situação será composta por representantes da Secretaria de Estado de Saúde, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Combate à doença
Antes do decreto, o governador Fernando Pimentel já havia anunciado medidas para conter o surto de febre amarela nas cidades afetadas. Em vídeo, o governador ressaltou que o Governo do Estado está implementando ações de prevenção nas regiões em que foram identificados casos da doença, incluindo a vacinação das populações que moram em áreas rurais.

“Estamos tomando as medidas preventivas, especialmente nas áreas afetadas da zona rural. Também estamos em contato direto com as prefeituras das cidades do entorno. Acionamos a Defesa Civil para apoiar a vacinação para que todos os moradores destas regiões sejam imunizados. Todo o necessário está sendo feito e, com a ajuda de todos e conscientização da população, vamos superar este momento”, afirmou Fernando Pimentel.

Agentes de saúde estão indo a áreas rurais das cidades afetadas para fazer a imunização. A distribuição das vacinas é feita de acordo com a solicitação das Regionais de Saúde, levando em conta a capacidade de armazenagem delas e de seus municípios. Além disso, também estão sendo reforçados os leitos de hospitais dessas localidades para atendimento de casos graves.

Ações educativas para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, a vacinação dos viajantes que se destinam à Área Com Recomendação de Vacina no Brasil, e a investigação de todos os casos suspeitos são outras medidas de prevenção já anunciadas pelo Estado.

Serviços à população

A SES lançou, na quinta-feira (12), o hotsite que esclarece todas as dúvidas sobre a febre amarela, que pode ser acessado AQUI, onde o cidadão encontra orientações sobre vacinação, dicas de prevenção, respostas para as perguntas mais frequentes e as últimas notícias relacionadas ao assunto. A ideia da SES é desvendar mitos e levar informações claras e atualizadas à população mineira.

As principais notícias sobre o tema também podem ser acompanhadas o site e redes sociais da SESE:

– Veja AQUI no Blog da Saúde MG o post especial com perguntas e respostas sobre Febre Amarela.

– Veja AQUI informações importantes sobre a atualização do Calendário Nacional de Vacinação.

– Acesse AQUI o Facebook da SES.

Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm