Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Temer defende aumento do comércio bilateral ao receber presidente da Macedônia

Antonio Cruz/ Agência Brasil

O presidente Michel Temer recebeu nesta terça (12) o presidente da Macedônia, Gjorge Ivanov, que veio ao Brasil para inaugurar oficialmente a primeira embaixada de seu país na América Latina, em Brasília.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Em discurso antes de almoço oferecido ao chefe de Estado, Temer disse que os dois países compartilham objetivos como o compromisso com a democracia e com os direitos humanos. O presidente brasileiro comemorou a escolha do Brasil para sediar a primeira embaixada da Macedônia na região.

Ao falar sobre as relações comerciais entre os dois países, Temer lembrou que o Brasil exporta para a Macedônia frango e carne bovina e disse esperar que o mercado do país se abra também para a carne suína brasileira. “Está em exame muito acentuado a possibilidade dessa importação. Esperamos que dê certo, esse é o nosso desejo”, disse Temer.

O presidente brasileiro também citou acordos assinados anteriormente entre os países. “Há cinco dias entrou em vigor nosso acordo de cooperação educacional, que tive o privilégio de assinar em 2013. Esse instrumento se soma a nosso acordo para isenção de vistos celebrado no ano passado. Ao possibilitar a livre circulação de pessoas, estamos possibilitando viagens de turismo e de negócios e criando condições para maior relacionamento entre brasileiros e macedônicos”, disse Temer.

Comércio bilateral
Em 2017, as exportações de produtos brasileiros para a Macedônia cresceram 23,7%, e as importações aumentaram 18,4%. Até novembro, o saldo comercial entre as nações soma US$ 15,2 milhões.

Da parte brasileira, o produto mais vendido é o frango, que corresponde a 97% das exportações para a Macedônia. O país europeu, por sua vez, vende ao Brasil principalmente equipamentos automotivos.

A Macedônia é um dos países balcânicos que tiveram origem na desintegração da Iugoslávia socialista, em 1991. O Brasil reconheceu a independência do país em 1995 e estabeleceu relações três anos depois. Em 2011, um acordo de isenção de vistos para aumentar o fluxo de turistas foi assinado entre as duas nações. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm