Banner Águas de Pará de Minas   Banner Fapam

Minas Gerais tem o maior número de inscritos do país em Enem para jovens do socioeducativo

Minas Gerais é o estado com o maior número de jovens cumprindo medida socioeducativa inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), proporcionalmente ao número de internos.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Farão as provas deste ano, na próxima terça (13) e quarta-feira (14), 497 adolescentes em conflito com a lei, o que representa um quarto da população socioeducativa. Os números são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame. São Paulo fica com o segundo lugar, na avaliação proporcional, com 14,8%.

Quando se leva em consideração os jovens aptos para o exame, seja para entrada no ensino superior ou certificação no ensino médio, esse percentual chega a 88% do total de adolescentes sob a tutela da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), da Secretaria de Segurança Pública (Sesp).

Além da liderança no ranking nacional, Minas Gerais também contabilizou um aumento de 46% no número de inscritos, em relação a 2015, quando 340 adolescentes participaram da prova. Comparado a 2014, o aumento ultrapassa os 140%. Os jovens estão distribuídos em 19 centros socioeducativos, de todas as regiões do estado.

Para o subsecretário de Atendimento Socioeducativo, Danilo Emanuel Salas, esse resultado “ratifica o esforço do Governo mineiro em implementar uma política que interrompa a trajetória infracional e dê condições não apenas de educação, mas também de cidadania”.

Além do acesso ao ensino superior, os resultados do Enem PPL também podem ser usados para que os candidatos recebam o certificado de conclusão do ensino médio. O requisito, nesse caso, é atingir um mínimo de 450 pontos em cada uma das provas objetivas e obter pelo menos 500 pontos na redação.

O adolescente L.A.C fez a prova em 2015 e com a nota conquistou uma vaga no curso de Farmácia da Univale, com bolsas de estudos. O jovem continua cumprindo medida, mas a sua condição de privação de liberdade não foi empecilho para que pudesse dar início à graduação. Com o apoio da direção da unidade e do Poder Judiciário, ele já é um estudante do ensino superior.

O mesmo aconteceu com G.O.C. O resultado do exame de 2015 foi suficiente para que ele conquistasse uma vaga no curso de Direito da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce. Ao longo do ano, o jovem foi desligado da medida socioeducativa e, segundo a direção da unidade, segue frequentando as aulas juntamente com os novos colegas do curso de Direito.

A prova
No primeiro dia, os participantes fazem provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração total de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia as provas são de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática, com duração total de 5 horas e 30 minutos.

As inscrições no Enem PPL foram feitas via internet pelos responsáveis pedagógicos de cada unidade da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo. Esses técnicos são responsáveis também por conferir os resultados, comunicá-los aos candidatos e encaminhá-los ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a outros programas de acesso à educação superior. O nível de dificuldade do Enem PPL é o mesmo do Enem tradicional. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm