Banner Águas de Pará de Minas   Banner Fapam

Consultoria João Pinheiro Jr proporciona experiência a estudantes e oferece serviços de qualidade a baixo custo

Retribuir à sociedade o investimento feito pelo Governo do Estado para oferecer o curso de graduação em Administração Pública de forma gratuita e prestar serviços de excelência a preços reduzidos para transformar a realidade social. Estes são alguns dos objetivos da João Pinheiro Jr., empresa de consultoria administrada por estudantes da Fundação João Pinheiro (FJP).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Criada há 18 anos, a João Pinheiro Jr. é uma associação sem fins lucrativos formada por 40 membros, selecionados anualmente por meio de um programa de trainee entre os oito períodos do curso de Administração Pública (Csap) da FJP. A empresa é uma das oito consultorias juniores de administração pública do país, uma das duas mineiras, e a única no estado que faz parte da Federação de Empresas Juniores.

Atuando no campo da gestão pública e governamental, a consultoria tem como principais clientes os órgãos da administração direta e indireta do Estado de Minas Gerais, municípios e entidades de classe.

Entre os serviços ofertados estão pesquisas de clima organizacional, planos de cargos, carreiras e vencimentos, planejamentos estratégicos, pesquisas de políticas públicas, redesenho de processos e treinamentos, além de projetos personalizados de acordo com as necessidades dos clientes e da capacidade de atendimento da João Pinheiro Jr.

De acordo com Luiz Fernando Prado, atual diretor de Negócios da empresa e presidente eleito para a gestão 2017, os serviços oferecidos têm o objetivo de possibilitar a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, mas os ganhos são recíprocos.

“Por meio de nossos projetos, visamos alcançar os melhores resultados para as organizações que nos contratam. Ao mesmo tempo, isso aperfeiçoa as habilidades e competências dos membros da consultoria”, explica Prado.

“A excelência da Fundação João Pinheiro, enquanto uma das melhores faculdades de Administração Pública do país, e o apoio institucional, infraestrutura e suporte que ela nos oferece, além da disponibilização de professores que orientam todos os projetos, são essenciais para que possamos atuar de maneira estratégica e incisiva em diversas áreas”, salienta o estudante.

Diferencial
Por ser uma associação sem fins lucrativos, destinada ao desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão, a João Pinheiro Jr. pode ser contratada por dispensa de licitação, mecanismo garantido pela Lei Federal nº 8.666/93.

“Contratar nossa consultoria pode significar economia de dinheiro e tempo para os órgãos, visto que os processos licitatórios são longos e demorados” esclarece Prado. “Outro ponto importante é que nossos preços costumam ser bem menores do que aqueles praticados no mercado, pois os valores cobrados por nossos projetos se destinam basicamente aos custos operacionais e às taxas administrativas da empresa”, destaca.

Projetos
Em novembro a João Pinheiro Jr. deu início a três novos projetos. Contratada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais, a empresa irá atuar na reestruturação dos processos internos da instituição para promover melhorias organizacionais, evitar retrabalhos, desperdício de recursos, conflito de tarefas e aumentar a produtividade, entre outros aspectos.

Junto à Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare) de Belo Horizonte, uma das entidades pioneiras no Brasil no segmento, a empresa júnior firmou uma parceria para padronizar e oferecer treinamento e acompanhamento das atividades administrativas da entidade.

Também contratada por uma empresa privada para a execução de um Projeto Personalizado de Análise de Legislação, a consultoria irá avaliar, detalhar e registrar os descontos, benefícios e isenções fiscais, tributárias e cartoriais que um programa social do Governo federal pode propiciar aos municípios em que a organização atua. Além disso, instruir sobre as formas mais eficientes de usufruir de possíveis benefícios.

“Embora não esteja no nosso portfólio de produtos, percebemos que o projeto está fortemente alinhado aos nossos objetivos e que poderíamos contribuir expressivamente com a empresa, o que nos levou a aceitar esse desafio”, explica Prado.

Responsabilidade social
Para contribuir com a formação de gestores conscientes e solidários, o Núcleo Social da João Pinheiro Jr., em parceria com a Gerência de Extensão e Relações Institucionais da Escola de Governo da FJP, é o responsável pela gestão de projetos que colocam os alunos em contato direto com diferentes realidades socioeconômicas.

Entre os projetos desenvolvidos, o Fica Ativo! Repensar, realizado na Escola Estadual Neidson Rodrigues, no Conjunto Paulo VI, em Belo Horizonte, conta com 11 alunos voluntários e promove reuniões noturnas semanais com cerca de dez jovens. Por semestre, são realizados 16 encontros que buscam estimular a reflexão sobre temas cotidianos, tendo a arte como meio de diálogo.

Já o Fica Ativo! Cidadania, projeto realizado na Escola Municipal Dorah Tomich Laender, no bairro Serra Verde, também em Belo Horizonte, conta com 16 alunos do Csap que ministram aulas sobre direitos e cidadania em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As aulas, com duração de uma hora, acontecem semanalmente, no período noturno, e são lecionadas em duplas a seis turmas com 20 alunos cada.

O Núcleo Social coordena, ainda, o cursinho Educar, projeto que teve início em 2014 com o objetivo de ampliar as chances de acesso de estudantes carentes ao ensino superior, por meio da oferta de um pré-vestibular gratuito preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Educar conta com 24 professores voluntários e monitores, entre alunos da FJP e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e profissionais já graduados. Em 2016, o cursinho beneficiou 40 estudantes de escolas públicas, sendo 25 jovens aprendizes da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom).

Para o diretor do Núcleo Social, Fernando Anelli, a JP Jr. possibilita uma aproximação real das demandas da sociedade e uma melhor percepção sobre a efetividade das ações propostas. “São três projetos com premissas distintas, mas que fazem a diferença ao ampliar nossa visão de mundo e o contato com o público-alvo das políticas públicas relacionadas a estes temas”.

Envolvimento
“Entrar para a consultoria foi, sem dúvida, uma das minhas maiores conquistas. É nítido, principalmente pra quem me conhece, o quanto eu cresci e me desenvolvi”, afirma Diego Lopes Vieira, diretor de Marketing da JP Jr. Para ele, a oportunidade de ser diretor, liderar uma equipe e pensar estratégias em conjunto com os colegas foi essencial para sua formação.

A atual presidente da empresa, Karina Lage, corrobora a opinião. “Entrei na João Pinheiro Jr. no primeiro semestre de 2015 e passei pela diretoria de Recursos Humanos, participei de dois projetos externos e atuei como presidente em 2016. Com certeza essas experiências foram cruciais para minha formação, sendo possível somar as teorias aprendidas em sala de aula às situações práticas no dia a dia da empresa”, conta. “Precisamos, além de aprender, levar soluções para a administração pública, então nosso foco é alcançar os melhores resultados”, conclui.

Graduação
Oferecido de forma gratuita, o curso de Administração Pública tem duração de quatro anos e bolsa de estudos mensal correspondente a um salário mínimo. Após formados, os bacharéis são nomeados para atuar como Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) em um dos diversos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do poder executivo estadual.

Esses profissionais são aptos a trabalhar nas áreas de planejamento e avaliação, administração financeira e orçamentária, contabilidade, modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, recursos materiais, recursos humanos e administração patrimonial. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm