Pará de Minas tem 13 mil proprietários de veículos devendo o IPVA 2017


A cada início de ano o contribuinte brasileiro tem que arcar com uma pesada carga tributária. As despesas pesam com o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), material escolar e do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Taxa de Licenciamento, Seguro Obrigatório (DPVAT) entre outros.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Para muitas famílias o ano de 2017 tem sido muito difícil por causa da crise econômica que continua provocando o aumento do desemprego. Sem dinheiro para pagar impostos as pessoas ficam inadimplentes.

Os números são preocupantes e mostram uma queda considerável na arrecadação por parte da união, dos estados e dos municípios. Enquanto as demandas só aumentam, os recursos financeiros ficam reduzidos a cada dia.

De acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda, somente em Pará de Minas 13 mil proprietários de veículos ainda não quitaram o IPVA 2017. Desse tributo, 40% vai para o caixa do Governo de Minas Gerais, 40% para os cofres da prefeitura onde o veículo foi licenciado e 20% é destinado ao FUNDEB.

Os valores integram o bolo da arrecadação e podem ser investidos pelo governador e os prefeitos de acordo com as prioridades constatadas pelo poder público. Por isso a necessidade de cortar gastos.

Segundo Elita Aparecida Costa Andrade, chefe da agência da Administração Fazendária em Pará de Minas, na cidade existe 13 mil veículos circulando, cujos donos não quitaram o IPVA referente ao exercício 2017. Em alguns casos também é constatada dívida de anos anteriores:


Elita Aparecida Costa Andrade
ipvaatrasadoelita1

Os proprietários de veículos que devem apenas o IPVA deste ano tem a opção de efetuar o pagamento à vista ou o parcelamento através do sistema que está disponível no site da Secretaria de Estado de Fazenda:

Elita Aparecida Costa Andrade
ipvaatrasadoelita2

A multa por atraso no pagamento do imposto dos veículos já estão sujeitos ao valor máximo. O que vem crescendo são os juros com base na taxa Selic e os devedores tem até o dia 31 de outubro para acertar os débitos para que não sejam encaminhados para o Cartório de Protestos:

Elita Aparecida Costa Andrade
ipvaatrasadoelita3

Outras informações sobre o pagamento do IPVA e demais tributos estaduais podem ser obtidas na página da Secretaria de Estado de Fazenda. Os inadimplentes que forem flagrados em uma blitz de trânsito estarão sujeitos a multas e perda de pontos na carteira.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!