Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Criado comitê de fiscalização do Programa ID Jovem

Divulgação

O Governo do Estado dá mais um passo em direção a assegurar os direitos dos jovens mineiros em situação de vulnerabilidade e democratizar o acesso à cultura, esportes e mobilidade interestadual ao anunciar a criação do Comitê de Acompanhamento e Fiscalização do programa ID Jovem, lançado no mês de junho em Minas Gerais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O comitê será constituído por pessoas do poder público, Ministério Público de Minas Gerais, Programa Estadual de Proteção ao Consumidor de Minas Gerais (Procon) e sociedade civil e vai vigorar a partir de do segundo semestre deste ano. O ID Jovem é coordenado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), por meio da Subsecretaria de Juventude, e foi criado em 2015 pelo Governo Federal.

O objetivo do comitê será fiscalizar a veiculação e circulação da informação da existência e do funcionamento do ID Jovem e o desenvolvimento de mecanismos de comprovação, junto às empresas e entidades prestadoras do serviço, como transportadores e equipamentos culturais e esportivos, entre outros. A intenção é manter as condições para o efetivo acesso aos direitos pelos jovens de baixa renda.

O beneficiário natural de Cajuri e estudante de Direito em Viçosa, no Território Caparaó, Uelton da Silva Pereira, 22 anos, considera que o programa traz um avanço na regulamentação do acesso aos direitos trazidos pelo Estatuto da Juventude, mas precisa ser levado ao conhecimento de quem pode ganhar com a ação.

“Temos um público muito novo interessado em ir ao teatro, cinema, shows culturais e aos eventos esportivos realizados em Minas Gerais, mas este público vem de um histórico de exclusão social e o lançamento do ID Jovem traz uma conquista muito grande”. Disse Uelton da Silva Pereira, estudante.

O universitário conta que os benefícios vão além do ganho da inclusão social dos jovens na cultura e esporte e garante que a mobilidade interestadual é outro avanço. “Acabo de fazer uma viagem para o Rio de Janeiro com o benefício e, com os descontos nas passagens de ida e volta, economizei cerca de R$ 300. Além da facilidade da reserva tive o mesmo atendimento de quem comprou as passagens para viajar”, comemora.

Uelton aderiu ao programa e quer que outros jovens como ele tenham acesso. “Precisamos divulgar mais e levar essa informação a todos os jovens do estado para que utilizem o ID Jovem”, defende.

Para o superintendente de Articulação, da Subsecretaria de Juventude, Gustavo Aguiar, o ID Jovem é uma conquista da juventude brasileira e a instituição do Comitê de Acompanhamento e Fiscalização é importante para garantir que os jovens beneficiados tenham acesso às informações do programa e sejam assegurados de seus direitos.

“Esse é um passo à frente na garantia aos milhares de jovens de baixa renda do estado de que o programa dará acesso efetivo aos eventos culturais, esportivos e à mobilidade favorecendo e ampliando a inclusão social ”, sustenta Aguiar.

Os participantes poderão dirigir denúncias e reclamações ao Procon e esclarecer dúvidas diretamente na Sedpac por meio do telefone de contato direto com a secretaria, através do número: (31) 3916-7313.

ID Jovem
O programa vai beneficiar cerca de um milhão e trezentos e oitenta mil jovens, com idades entre 15 e 29 anos, que possuam uma renda familiar comprovada de até dois salários mínimos e estejam cadastrados e atualizados no CadÚnico, em Minas Gerais. Clique aqui e confira as regiões e o quantitativo de jovens agraciados pelo programa.

Poderão ter acesso à meia-entrada em cinemas, teatros, shows e eventos esportivos e também realizar viagens interestaduais gratuitamente ou com 50% de desconto, com o devido agendamento prévio nas empresas de transporte.

Como emitir? Confira o vídeo do programa:

Para os jovens que se enquadram nos critérios do programa, o cartão ID Jovem virtual pode ser gerado após a inclusão e a validação de dados pessoais pelo aplicativo para smartphones ou no site da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br), menu Benefícios e Programas. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm