Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Equipes do SAMU e Bombeiros realizam treinamento integrado

SAMU/Divulgação

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros de Divinópolis realizaram nesta quinta-feira (12) o primeiro treinamento integrado do segundo semestre deste ano. O mesmo treinamento será realizado nos municípios onde se localizam as demais frações dos bombeiros, onde também há bases descentralizadas do SAMU no Centro-Oeste. A capacitação visa o aperfeiçoamento nas técnicas para atendimentos das duas instituições que prestam atendimentos em conjunto na região.

O coordenador do SAMU José Marcio Zanardi ressaltou a importância da união das equipes e principalmente a parceria dos bombeiros, firmada por meio de um convênio. “Desde o início da implantação do SAMU estamos trabalhando com a presença dos bombeiros em todos os nossos encontros e reuniões. Na medida em que o SAMU começou seu funcionamento nós assinamos o convênio de integração, que significa também ter dois oficiais militares dentro da Central de Regulação, de forma que a gente possa otimizar os atendimentos. Essa integração vai além e se estende aos treinamentos em conjunto. Quem tem a ganhar com isso é a população do Centro-Oeste que tem duas instituições unidas com o único objetivo, que é salvar vidas”, disse.

O treinamento desta quinta-feira trabalhou o módulo ‘Resgate Veicular’ e segundo o tenente do Corpo de Bombeiros Márcio Túlio de Oliveira Silva, a escolha do tema se deu justamente por conta da demanda deste tipo de atendimento, que tem sido cada vez mais frequente para as duas equipes. “A gente escolheu este tema devido à demanda de ocorrências operacionais envolvendo acidentantes automobilísticos e com motocicletas. Estes treinamentos visam sobretudo, aprimorar a qualidade de nossos atendimentos”, reforçou o tenente.

“Com esta ação a gente cria um grupo nivelado, com as mesmas ideias e trabalhando junto. Seguimos a mesma doutrina, mas, nem sempre o mesmo pensamento, quando a gente nivela estes pensamentos a agente sabe o que o outro vaio fazer no momento do atendimento e isso é muito importante”, destacou o soldado Frederico Francino.

O técnico de enfermagem Wagner de Oliveira disse que as equipes precisam estabelecer metas e parcerias sempre, portanto, a colaboração entre as duas equipes é de suma importância. “Principalmente tendo em vista a capacidade técnica de cada instituição. Salientando ainda, que os atendimentos são complementares, ficando o SAMU com atendimentos à vítima e estabilização da mesma e o Corpo de Bombeiros com questões técnicas como resgate em altura, em locais com chamas, na selva e assim por diante”, disse o técnico de enfermagem Wagner Oliveira.

Para o controlador de frota do SAMU, Marcel Júnior, o treinamento integrado favorece no alinhamento entre as duas equipes para que juntas possam prestar o melhor atendimento a quem necessita. “É um alinhamento entre as instituições e isso é muito importante, porque atuamos sempre em conjunto. E é como eu sempre digo, na hora do atendimento não existe Corpo de Bombeiros e SAMU, existe a unção de duas instituições que trabalham diretamente no resgate para proporcionar um atendimento de qualidade para a população. No caso do aprendizado, para nós foi muito importante, mesmo que cada ocorrência tenha suas particularidades temos sempre que prezar por atender com qualidade e com segurança”, salientou.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) Larissa Martins, agradeceu a presença dos 55 profissionais que participaram do curso em Divinópolis e também falou da necessidade de treinar cada vez mais as duas equipes para ações conjuntas. “O SAMU necessita muito da parceria dos bombeiros e é importante este trabalho integrado para que todos tenham ciência e aprendam a visualizar a cinemática do trauma e assim prestar o atendimento à vítima de forma que seja o mais adequado possível”, finalizou. Com informações da Assessoria de Comunicação do SAMU.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm