Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

ALMG celebra os 300 anos de Pitangui

pitangui_aniversario
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageia com uma Reunião Especial, os três séculos de fundação da histórica Pitangui, completados no último dia 9 de junho. Para o Deputado Inácio Franco, autor da solicitação da homenagem, nesta sexta-feira (12), às 20 horas, a cidade escreveu com o espírito de luta, determinação e a bravura de seus moradores uma das mais belas páginas da história do Estado. Pitangui foi a Sétima Vila do Ouro de Minas, criada em 1715, dando início a um dos primeiros núcleos auríferos e de povoamento do Estado com a chegada dos bandeirantes paulistas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook     Siga o Portal GRNEWS no twitter

Logo no início de sua história, aconteceram as primeiras revoltas pitanguienses. Em 1720, registrou-se a primeira grande revolta contra a Coroa Portuguesa, liderada por Domingos Rodrigues do Prado , em protesto contra a cobrança do quinto do ouro. Em 1822, o vigário pitanguiense padre Belchior Pinheiro de Oliveira, que era confidente e conselheiro de Dom Pedro I, aconselhou o imperador a proclamar a independência do Brasil.

Considerada portal e terra-mãe do Centro Oeste Mineiro, por ser a mais antiga da região, Pitangui deu origem a aproximadamente 40 municípios. Pará de Minas, Dores do Indaiá, Martinho Campos, Pompéu e Nova Serrana fazem parte dos chamados povos pitanguienses. Na política, as famílias tradicionais de Pitangui deram origem a políticos como Gustavo Capanema, que foi Ministro da Educação e Saúde do governo Getúlio Vargas, entre 1934 e 1945. Até hoje, considerado o ministro que mais tempo ficou no cargo, Gustavo Capanema foi ainda um grande incentivador das artes e da cultura no país. Sua gestão teve como destaque a criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o Instituto Nacional do Livro.

Hoje Pitangui preserva as tradições típicas do interior do Estado. Seus casarões, fazendas centenárias e capelas remetem ao passado de riquezas, lutas e glórias. Banhado pelos rios Pará e São João e cercado por serras, o município, cujo nome em tupi-guarani significa rio das crianças, traz a beleza das paisagens naturais de Minas. O prefeito Marcílio Valadares ressalta que o momento é de exaltação ao glorioso passado de lutas de Pitangui e ao presente de efervescentes realizações que servirão de modelo e inspiração para as gerações futuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm