Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Processo de impeachment repercute na imprensa internacional. Veja

senado_federal110516
A votação no Senado Federal e a admissibilidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff foram destaque, na manhã de hoje (12), nos sites dos principais jornais da Europa. Por 55 votos a favor e 22 contra, o Senado aprovou a abertura do processo e o afastamento de Dilma do cargo por até 180 dias, até que o mérito do impeachment seja votado.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O jornal britânico The Guardian destacou que Dilma é a primeira mulher presidente do Brasil destituída da função, no primeiro impeachment do país em 24 anos. Segundo o jornal, após uma maratona de 20 horas de debate, que os políticos descreveram como “o dia mais triste da jovem democracia brasileira”, o Senado votou a suspensão da líder do PT, colocando os problemas econômicos, a paralisia política e as supostas irregularidades fiscais à frente do 54 milhões votos que a colocaram no cargo.

Para o The Guardian, o impeachment é mais político do que jurídico, já que irregularidades fiscais semelhantes de governos anteriores não foram punidas e elas são um pretexto para tirar uma líder que tem lutado para afirmar sua autoridade. O texto do jornal britânico também diz que Dilma será julgada por senadores, muitos dos quais são acusados de crimes mais graves e que a decisão vai exigir dois terços dos 81 votos, margem que foi ultrapassada na votação de hoje.

Também do Reino Unido, o The Times traz na capa uma foto de pessoas de caras pintadas de verde e amarelo, comemorando com a bandeira do Brasil. No texto, eles destacam que o processo de impeachment é contra a primeira mulher líder do Brasil, acusada de manipular as contas públicas.

Para o jornal britânico, a decisão histórica do Senado vai mergulhar o país em uma profunda turbulência política, encerrando os 13 anos de governo do PT, partido que acusou os detratores de Dilma de encenar um golpe e minar as bases da democracia ainda incipiente do país.

O site da agência pública BBC e do jornal Financial Times também trouxeram na capa a decisão do Senado de julgar a presidenta Dilma Rousseff e que, a partir de hoje, assume o vice-presidente Michel Temer. A BBC destaca que Dilma estará afastada durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que começam no dia 5 de agosto, e que seu último apelo ao Supremo Tribunal Federal para o processo no Congresso foi rejeitado.

O jornal espanhol El País destacou o afastamento de Dilma Rousseff após uma sessão histórica e extenuante no Senado, de mais de 20 horas e diz que a presidenta deve sair pela porta da frente do Palácio do Planalto, após ser notificada, um gesto explícito de que acata, mas não aprova a decisão. O El País disse também que o vice-presidente Michel Temer, líder do PMDB que assume imediatamente a Presidência, é um político discreto e ambicioso.

Os jornais franceses Le Monde e Le Figaró também deram repercussão sobre a votação no Senado. O Le Monde citou que a votação para o afastamento de Dilma passou de dois terços dos votos, a quantidade necessária para aprovar impeachment da presidenta.

O alemão Spiegel traz na capa a foto de Dilma e um artigo dizendo que Dilma fez muitos inimigos políticos, mas que o impeachment não se justifica. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm