Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Apac Feminina é inaugurada em Nova Lima

apac_feminina1
A comarca de Nova Lima possui agora uma Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) feminina. A solenidade de inauguração foi realizada, dia 9 de maio, na nova casa, ao lado da Apac masculina. A ação integra o programa Novos Rumos do TJMG.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O evento contou com a presença dos desembargadores Jarbas Ladeira e José Antônio Braga, respectivamente, coordenador e coordenador executivo do Programa Novos Rumos; do juiz da Comarca de Nova Lima, Juarez Morais de Azevedo; de Sandra Tibo, presidente da Apac de Nova Lima; de membros do Ministério Público, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Nova Lima e de outras autoridades convidadas. Na ocasião, os participantes ouviram a participação do Coral Madrigal Liberatus, formado, professor e alunos, por reeducandos do regime fechado.

José Antônio Silva, um dos recuperandos, atuou como administrador da obra. Ele estuda administração na Uaitec, faculdade que oferece cursos dentro da instituição. Todos os recuperandos que colaboraram para a construção e a finalização do projeto foram capacitados na faculdade. Segundo Silva, o saber aprendido na faculdade foi essencial para o sucesso do empreendimento.

Para o juiz e idealizador da primeira Apac da comarca, Juarez Azevedo, esse é um marco da concretização de um sonho da direção da Associação, de empresários e da população. “Todos abraçaram essa causa e hoje estamos aqui entregando essa bela obra, que veio para melhorar ainda mais o sistema prisional de Nova Lima, e assim, de Minas Gerais e do Brasil. Todos ganham porque esses homens e mulheres que estão aqui saíram da sociedade e voltarão a ela ao fim da pena”, comemora.

A presidente da Apac, Sandra Tibo, também comemora. “Foi muito trabalho e uma conquista importante. É gratificante ver que formamos várias pessoas durante a construção, que elas adquiriram conhecimento e poderão trabalhar quando saírem daqui”, afirma.

“Hoje é dia de comemorar, pois a construção de mais uma Apac é sem dúvida mais uma vitória. A inspiração do método está se espalhando pelo mundo. Há poucos dias recebemos autoridades interessadas da Colômbia e já temos exemplos na Itália, no Chile, na Costa Rica, na Holanda e em outros países”, ressalta o desembargador Jarbas Ladeira.

Estrutura
A obra, realizada em 10 meses, custou R$ 740 mil e foi custeada por verbas pecuniárias, recursos do Ministério Público e doações de várias empresas particulares. São 764 m², distribuídos em sala de aula, refeitório, consultório médico e celas com quatro camas e um banheiro. A capacidade é de 24 vagas.

O prédio foi construído com a mão de obra de recuperandos do regime fechado, que se dividiram em vários ofícios, como pedreiros, carpinteiros e mestres de obra. A parte de arquitetura e a engenharia foi realizada por profissionais voluntários vindo da sociedade. Para as reeducandas, estão previstos cursos de culinária, costura e bordado de vestido de noiva.

Mães que comemoram
Cleide Vicência é mãe de um recuperando que ajudou na construção. Para ela, a Associação foi muito importante para a mudança de comportamento e de personalidade do filho. “Ele trabalhou, estudou e aprendeu a profissão de padeiro e mecânico. Quando sair, poderá arrumar um emprego e trabalhar nessas áreas. Estou cheia de orgulho e as mães das recuperandas que irão chegar também ficarão”, conta. Para ela, as recuperandas terão tudo: um lar, respeito e aprendizados. “Todos eles irão se recuperar dos maus passos dados no passado”, acrescenta.

Já Iris Santos afirma que o que mais chamou sua atenção foi a mudança na linguagem e no vocabulário que o filho reeducando vem usando. Segundo ela, a recuperação da autoestima já era um ponto positivo desde a entrada dele na Apac. ”Com a construção da nova sede, ele ficou mais animado e cheio de planos”, completa. Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG.

Foto: Divulgação/Facebook Apac Nova Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm