Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Programa de controle da esquistossomose combate doença silenciosa

esquitossomose_exame
O município de Pará de Minas continua desenvolvendo o Programa de Controle da Esquistossomose (PCE), que tem como objetivo combater a doença, que muitas vezes é silenciosa. O trabalho teve início no bairro Recanto da Lagoa.

Os esforços são mais direcionados para os moradores da zona rural, pois geralmente têm mais contato com rios e lagos. Os agentes de saúde visitam as casas e explicam para os moradores os efeitos da doença e deixa o coletor para os interessados em fazer o exame.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook     Siga o Portal GRNEWS no twitter

No dia marcado, o agente retorna a residência, recolhe o material e encaminha para o laboratório. O resultado é repassado para os postos de saúde, que passam as informações para os pacientes.

Segundo a laboratorista Maria Clarice de Oliveira Batista, é preciso tomar muito cuidado com os balneários da região. A maioria deles está contaminada pelos caramujos que hospedam os miracídios causadores da doença:
marclar_esqts

Maria Clarice de Oliveira Batista
marclar_esqts

A esquistossomose pode causar diarreia, desinteria, prisão de ventre, podendo afetar o fígado e o baço e provocar paralisia quando afeta a coluna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm