Banner Águas de Pará de Minas   Banner Fapam

Ciclista diz que uso de bike aumenta em Pará de Minas, mas trânsito parece terra sem lei


A questão mobilidade urbana é uma das mais preocupantes para todos os gestores públicos municipais. O crescimento da frota de carros, motos, caminhões e carretas aumentam os desafios no uso dos espaços públicos.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Em grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o uso de bicicletas vem crescendo. Muitos trabalhadores estão utilizando este meio de transporte alternativo para chegar ao local de trabalho.

Além de não poluir o meio ambiente, a bicicleta promove a atividade física e a qualidade de vida. O veículo de duas rodas também ocupa menos espaço na cidade e o ciclista consegue evitar engarrafamentos.

Em Pará de Minas as equipes de ciclistas vêm ganhando cada vez mais adeptos. Os ciclistas se juntam e percorrem ruas e avenidas da cidade, além de passar por trilhas e estradas de asfalto e terra na região.

O empresário Jairo Mendes, membro da Associação dos Ciclistas de Pará de Minas (Asciclis), acredita que a maior divulgação do uso da bicicleta como meio de locomoção tem incentivado mais pessoas a aderir à nova cultura:


Jairo Mendes
usodebikejairomendes1

Ele afirma que infelizmente os condutores de veículos não têm educação no trânsito e desrespeitam as regras de circulação, transformando Pará de Minas em uma verdadeira terra sem lei. Outro problema é a falta de fiscalização por pessoas qualificadas:

Jairo Mendes
usodebikejairomendes2

O ciclista destaca a necessidade de se implantar alterações no trânsito que privilegiam o trânsito de pedestres. Ele considera um absurdo o tráfego de caminhões pesados na área central da cidade:

Jairo Mendes
usodebikejairomendes3

Os usuários da bicicleta não têm ciclo faixas para utilizar. Também não existem bicicletários e segundo Jairo Mendes algumas escolas proíbem o uso da bike. Posturas consideradas absurdas e um contra-senso na educação dos jovens:

Jairo Mendes
usodebikejairomendes4

Para que a bicicleta seja adotada como meio de transporte por mais pessoas é preciso que sejam implementadas diversas mudanças no trânsito da cidade. Além disso, é preciso realizar campanhas educativas visando conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres.

Um comentário

  1. Jairo , carro anda uma atras da outra,moto anda uma atras da outra , o caso da bicicleta e que eles querem andar andar em quatro numa via igual a melo guimaraes e no sinal passa direto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm