Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Tecnologia e inovação entram como diferenciais no desenvolvimento de ferramentas estaduais

A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) está no caminho para verificar a continuidade e a viabilidade de projetos em dois eixos temáticos: ‘Visualização de dados abertos’ e ‘Serviços para o cidadão’. Ambos foram apresentados na Campus Party, inserida na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), entre 9 e 13 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Naquela oportunidade, os tópicos foram lançados como desafios para os campuseiros, justamente para que eles propusessem soluções e ideias para novas ferramentas interativas. E nesta experiência, de acordo com a gerente de Arquitetura de Soluções da Prodemge, Mônica Rocha, surgiram soluções interessantes.

Desafios
Os participantes montaram suas propostas nos espaços Hackathon, na Finit. No primeiro –‘Serviços ao Cidadão’ – o desafio lançado foi: “Que serviços o Governo pode disponibilizar para os cidadãos para facilitar e inovar o relacionamento entre Estado e Cidadão / Empresa?”.

As propostas foram avaliadas quanto ao foco no cidadão, melhora no relacionamento entre Estado e Cidadão, criatividade e inovação e, ainda, viabilidade de aplicação da solução tecnológica desenvolvida.

A que mais chamou a atenção da comissão julgadora foi a solução exposta pela equipe IFBQ. Em resumo, trata-se de um aplicativo colaborativo com foco na redução de custos turísticos para o cidadão e na maior liberdade para cada pessoa montar suas rotas e horários. O funcionamento, segundo Mônica, estaria “baseado na experiência que usuários viveram na região”.

O outro desafio – ‘Visualização de Dados Abertos’ – foi apresentado aos campuseiros com a seguinte questão: “Como visualizar de forma inovadora os Dados Abertos divulgados pelo Governo?”. Neste momento, a comissão se concentrou em avaliar as propostas quanto à criatividade, inovação, visualização intuitiva, utilidade pública e, ainda, possibilidade de se utilizar no ambiente web.

A equipe Star Team foi a escolhida no desafio, com um aplicativo focado na transparência de dados da educação. Em resumo, uma solução para concentrar informações num mesmo espaço, sem a necessidade de acesso a vários sites para encontrar dados como notas do Enem e utilização de verbas, por exemplo.

“A continuidade das soluções apresentadas ainda está sendo avaliada”, ressalta a gerente. “Inicialmente, elas serão apresentadas a órgãos do Estado pertinentes aos assuntos para verificação de viabilidade”, finaliza Mônica.

Vale ressaltar, ainda, outro desafio lançado aos campuseiros, desta vez sobre um projeto já em andamento: o diário eletrônico para monitoramento da Educação na rede estadual de ensino. Com previsão de lançamento em 2017, a ferramenta foi apresentada aos participantes com a seguinte missão: “Como registrar e visualizar de forma inovadora notas, frequências conteúdo ministrado nas aulas e situação acadêmica dos alunos das escolas estaduais?”.

A equipe vencedora – #To Do – a propôs um sistema para facilitar o registro de notadas, chamada e matérias ministradas por aula, além da atuação de pais e pedagogos. A proposta ainda vai passar por análise, mas o certo é que o diário eletrônico, desenvolvido pela Prodemge, já será lançado no próximo ano (Clique aqui para saber mais sobre o tema).

Tecnologia e inovação
O objetivo da participação da Prodemge e do Governo de Minas Gerais na Campus Party, segundo a gerente Mônica Rocha foi o de “disseminar a cultura da Inovação, tanto no sentido de o Estado aprender a se relacionar com o ecossistema de CT&I, bem como a sociedade e o ecossistema de CT&I perceberem o Governo como potencial parceiro nas soluções criadas e oferecidas à sociedade”, aponta.

No longo prazo, a aproximação contribui, também, para a possibilidade de criação de novas formas de relacionamento, diferenciadas, com o universo acadêmico. A Prodemge, inclusive, tem investido muito em inovação, e já conta com uma Superintendência de Inovação (SIN), focada exatamente nestes objetivos.

“Foi excelente a aproximação do Governo com o público da feira – cidadãos com grande interesse em tecnologia e inovação. Além disso, o evento também contribuiu para estreitar o relacionamento entre a Prodemge, órgãos do Estado e o mundo acadêmico”, afirma. “Sem dúvida, esta foi – e está sendo – uma grande oportunidade de aprendizado e interação para todos”, acrescenta. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm