Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Especialização em busca e salvamento terrestre reforça atendimentos dos Bombeiros

Retirada de pessoas e animais, salvamento em cavernas e pequenos espaços e atuação em acidentes com trens e metrôs e muitas outras. É grande a variedade de ocorrências de busca e salvamento atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar em Minas Gerais, mas a atividade ganhou um reforço na Região Metropolitana da capital.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Vinte e oito bombeiros realizaram um curso e conquistaram o título de especialistas em Salvamento Terrestre e já estão prontos para atender ocorrências dessa natureza com mais qualidade. De acordo com o coordenador do Curso de Salvamento Terrestre, capitão Elias Luciano, além de dotar os militares com conhecimentos técnicos e táticos, o curso cria uma padronização de procedimentos na corporação.

Um dos principais diferenciais da capacitação é justamente o fato de englobar uma grande diversidade de atividades que são desempenhadas pelo Corpo de Bombeiros. “É muito amplo. Todas aquelas ocorrências que não se enquadram nas áreas de salvamento em altura ou aquático fazem parte do salvamento terrestre”, afirma o capitão.

Ele cita como exemplo o treinamento para salvamentos em locais atípicos como cavernas, além da atuação em espaços confinados, locais de soterramentos, desabamentos, retirada de vítimas presas às ferragens e captura de animais silvestres ou que ofereçam riscos à população.

Além de atender às demandas da população, os especialistas terão uma outra importante missão. Eles serão responsáveis pela formação de 500 novos bombeiros que ingressarão na corporação em março de 2017, transmitindo todo o conhecimento adquirido no curso que priorizou o conhecimento prático.

Para que os alunos se sentissem ambientados com um atendimento real, a turma visitou alguns locais como a Fundação Zoo-botânica, a Gruta da Lapinha, o pátio de manutenção da Companhia Brasileira de Trens Urbanos e o Parque da Serra do Rola Moça onde participaram de simulações de captura de animais silvestres, salvamentos em locais com risco de choque elétrico e acidentes em metrôs e trens.

Com uma grade curricular que garantiu um profissional mais capacitado para a corporação, o curso registra uma marca para a Academia de Bombeiros Militar. Este é o primeiro curso de capacitação realizado após o centro de formação inaugurar suas novas instalações em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

“É um grande avanço para cada profissional, para o Corpo de Bombeiros e para Minas Gerais que terá especialistas, aptos a atenderem à população com profissionalismo e qualidade e atender à atividade-fim do Corpo de Bombeiros”, afirma.

Capacitação
O investimento na qualificação interna de seus integrantes é uma das etapas do Plano de Comando da Corporação, para o período 2015/2026, que desenvolveu um projeto direcionado para a atualização de conhecimentos por meio de treinamento e capacitação de forma a manter os profissionais atualizados nos procedimentos adotados em ocorrências. A intenção é que haja uma padronização das ações visando uma melhor prestação e serviços à população.

Os números registrados pelo Corpo de Bombeiros justificam o investimento crescente qualificação. De janeiro a outubro deste ano, a corporação atendeu a mais de 21 mil ocorrências de busca e salvamento em todo o estado. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm