Margens do córrego Água Limpa e de lagoa do bairro Eldorado serão limpas e desassoreadas


No dia 25 de julho de 2017 a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura iniciou o trabalho de limpeza das margens do ribeirão Paciência, no perímetro da região central de Pará de Minas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O serviço vem sendo executado por uma escavadeira de grande porte. Foi retirada uma grande quantidade de terra e lixo do curso d’água e com isso foi sanado o problema de assoreamento.


Na quinta-feira, 10 de agosto, começou uma nova etapa do trabalho. Com o objetivo de evitar enchentes em época de chuva, a máquina realiza a limpeza nas margens do córrego Água Limpa.

A máquina e caminhões começaram retirando a sujeira no trecho que cruza a avenida Presidente Vargas, no bairro São Francisco. A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura conseguiu executar o trabalho através de uma medida compensatória.


A iniciativa da Prefeitura de Pará de Minas também visa promover a saúde pública. O córrego Água Limpa também se transformou em um criadouro de pernilongos e larvas do inseto estavam se reproduzindo na água suja.

De acordo com Francisco Júnior, diretor de Obras e Meio Ambiente, foram contratadas 200 horas/máquina na medida compensatória. Ele acredita que a limpeza dos cursos d’água também previne a ocorrência de enchentes:


Francisco Júnior
limpezaribeiraofranciscojunior1


Ele explica que a meta é deixar o ribeirão Paciência e o córrego Água Limpa com o mesmo traçado antigo. Com a ampliação da largura e o desassoreamento, os mananciais não transbordarão com fortes chuvas:

Francisco Júnior
limpezaribeiraofranciscojunior2


O serviço de limpeza e desassoreamento também será realizado em uma lagoa no bairro Eldorado. Uma grande intervenção também vem sendo feita próxima a Escola Municipal de Artes e Ofício Raimundo Nogueira de Faria (Sica) com a construção de um gabião. Esta obra conta com o apoio da Agência Reguladora do Serviço de Água e Esgoto (ARSAP).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!