Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

EUA e Coreia do Sul acertam diálogo antes de atitude contra Coreia do Norte

Os principais assessores da Coreia do Sul e dos Estados Unidos (EUA) na área de segurança concordaram nesta sexta-feira (11) em dialogar antes de tomar qualquer atitude em relação à crise atual com a Coreia do Norte. A decisão é para que Washington consulte Seul antes de um eventual ataque preventivo. A informação é da Agência EFE.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Em conversa telefônica de cerca de 40 minutos, Chung Eui-yong e H.R. McMaster trataram “das atuais condições de segurança na Península [Coreana], geradas pelas provocações da Coreia do Norte e a escalada de tensão, bem como de maneiras para enfrentar essas ameaças”, afirmou o escritório presidencial sul-coreano em comunicado.

“As duas partes reiteraram seu compromisso de cooperar de maneira estreita e transparente sobre os passos a serem dados em cada momento, para garantir a segurança da Coreia do Sul e dos Estados Unidos e de suas respectivas populações”, acrescentou o texto.

A Coreia do Norte e os Estados Unidos tiveram na última semana uma escalada de tensão na troca de ameaças. O presidente americano Donald Trump disse, na terça-feira (8), que a Coreia do Norte “vai se deparar com fúria e fogo jamais vistos no mundo” se não deixar de ameaçar o seu país, após as últimas sanções impostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) ao regime norte-coreano como punição pelos lançamentos de mísseis.

O regime de Kim Jong-un respondeu, dando detalhes de um plano para bombardear a ilha de Guam, em cujas bases americanas estão estacionados os bombardeiros estratégicos que o Pentágono envia regularmente à Península Coreana e que, na última terça-feira, voltaram a voar próximo da Coreia do Norte.

Na sequência, Trump disse na quarta-feira que se Kim Jong-un ordenasse um ataque contra a ilha de Guam, teria como resposta “uma ação jamais vista por alguém na Coreia do Norte”.

Os testes contínuos de armas feitos pelo governo norte-coreano desde o início do ano aumentaram a tensão na península. Os Estados Unidos endureceram suas respostas, com o governo Trump insinuando em várias ocasiões a possibilidade de fazer um ataque preventivo contra o regime comunista.

Essa última possibilidade preocupa a Coreia do Sul e o Japão, onde uma resposta da Coreia do Norte a um ataque poderia custar muitas vidas. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm