Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Secretário diz que provedor deu informações desacertadas e sangue coletado em Pará de Minas foi para o HNSC


A Secretaria Municipal de Saúde firmou uma parceria com a Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) e realizou no dia 20 de maio de 2017 uma coleta de sangue em Pará de Minas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O projeto envolveu também o núcleo da Fundação Hemominas em Divinópolis. Foram cadastradas cerca de 120 pessoas para doar sangue e reforçar os estoques que estão com o volume muito abaixo do normal.

A entidade é a responsável pelo abastecimento do Banco de Sangue do único hospital de Pará de Minas. O objetivo foi conscientizar a população sobre a necessidade de doar e ampliar os cadastros.

Porém, no dia 14 de junho o Banco de Sangue do HNSC estava com apenas duas bolsas, sendo que a demanda é de 180 unidades por mês para atender aos pacientes em seus respectivos tratamentos de saúde.

Durante uma reunião Ordinária da Câmara Municipal de Pará de Minas o vereador e médico Ênio Talma Ferreira de Rezende (PSDB) leu um ofício encaminhado pelo provedor do hospital, Osvaldo Alves Leite.

De acordo com o documento lido pela vereador, o sangue coletado recentemente foi encaminhado para hospitais de Belo Horizonte. Isso comprometeu o estoque de sangue em Pará de Minas e gerou uma situação gravíssima.

Na ocasião a reportagem do Portal GRNEWS procurou o secretário municipal de Cultura, Comunicação Institucional, Esportes, Lazer e Turismo, e interino da Saúde, Paulo Duarte, para falar sobre o assunto. Ele informou que se pronunciaria posteriormente sobre esta questão.

Nesta terça-feira, dia 11 de julho, o secretário se manifestou sobre o tema e disse que as informações prestadas pelo provedor do HNSC, Osvaldo Alves Leite, foram desacertadas e deu sua versão sobre o projeto de coleta de sangue.

Explicou que a grande maioria dos doadores indicou o hospital de Pará de Minas para receber o sangue. Isso foi definido no ato da coleta do material e teve o objetivo de ajudar a entidade paraminense:


Paulo Duarte
coletadesanguepauloduarte1

Ressaltou que o Banco de Sangue foi acionado para participar com a indicação de doadores que iriam preencher as desistências. Também foram feitos novos cadastros para reforçar o estoque do HNSC:

Paulo Duarte
coletadesanguepauloduarte2

Ele disse que existe a convicção da administração pública municipal de que o projeto é benéfico. Informou que a próxima campanha envolverá os servidores públicos municipais para que os interessados façam a doação de sangue:

Paulo Duarte
coletadesanguepauloduarte3

De acordo com o documento da Fundação Hemominas de Divinópolis que foi distribuído pelo secretário Paulo Duarte, compareceram 109 doadores no local da coleta. Desses, 66 estavam aptos a fazer a doação. Foram cadastrados 108 candidatos em nome do Hospital Nossa Senhora da Conceição e um para a Santa Casa de Belo Horizonte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm