Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Títulos de propriedade rural são entregues para famílias de Teófilo Otoni, Poté e Frei Gaspar

Divulgação/Seda

O agricultor familiar José Lourenço Brito, 71 anos, vive há mais de 50 anos em uma comunidade rural em Topázio, distrito de Teófilo Otoni, e só agora recebeu o título de propriedade rural. “Planto feijão e milho para minha sobrevivência e estou muito satisfeito de receber esse documento, parece um sonho”, afirmou.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

José Lourenço é um dos 67 beneficiários dos municípios de Teófilo Otoni, Poté e Frei Gaspar, que receberam nna semana passada o título de posse durante solenidade na Câmara Municipal de Teófilo Otoni, no Território Mucuri.

O evento é mais uma ação do Governo de Minas Gerais, que por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) retomou o programa estadual de regularização fundiária rural. Em dois anos, mais de 1.000 títulos já foram emitidos, mais de 4,9 mil propriedades foram medidas e 8.600 recadastramentos realizados, atendendo mais de 30% da demanda reprimida, desde a paralisação do processo em 2011.

O programa é realizado em parceria com a Emater-MG, com a Federação dos Trabalhadores Rurais de Minas Gerais (Fetaemg), com as prefeituras, câmaras municipais, cartórios, Ministério Público Estadual, entre outros.

Referência nacional
Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, o trabalho do Governo de Minas Gerais é referência para o Brasil. Além de realizar a regularização fundiária, a Seda já incluiu cerca de 5 mil áreas no Sistema de Gestão Fundiária (Sigef), coordenado pelo Incra.

“Isso significa que, sem qualquer custo, o beneficiário tem sua área mapeada e incluída no sistema nacional, mesmo quando o terreno é menor que 100 hectares, conforme prevê a legislação. Então, é mais um passo à frente que damos para fortalecer a agricultura familiar”, disse Professor Neivaldo.

Cidadania no Campo
A regularização de terras rurais devolutas (sem registro) é um importante fator para a solução de conflitos sociais, garantia do direito à terra e a melhoria da qualidade de vida de agricultores e agricultoras familiares, promovendo a cidadania no campo.

Além da garantia da posse da terra, o beneficiário passa a ter a possibilidade de acesso a várias linhas de crédito e de financiamento para o plantio, como o Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).

“A regularização das terras rurais é muito importante para o trabalhador rural e também para o município, porque é uma oportunidade de desenvolvimento econômico local”, ressaltou o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira.

Para o presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, Fábio Lemes, a ação do Governo de Minas Gerais tem que ser apoiada. “Estamos em um dia de festa porque sabemos da importância do título para a vida do homem do campo”, afirmou.

Também participaram da solenidade os prefeitos Nego Sampaio (Poté) e Josimar Teles (Ouro Verde de Minas), o subsecretário de Acesso à Terra, Geraldo Abreu, o gerente regional da Emater-MG, Sandro Rodrigues da Silva,o representante do Polo Regional da Fetaemg-MG; Geraldo Bento, entre outros. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm