Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Deputado apresenta emendas à MP propondo ampliação de critérios para sacar o PIS-PASEP


O Deputado Federal Eduardo Barbosa apresentou duas emendas à Medida Provisória nº 813/2017, que altera a Lei Complementar nº 26, de 11 de setembro de 1975, para dispor sobre a possibilidade de movimentação da conta do Programa de Integração Social – PIS e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

As emendas modificam o artigo 4º da referida Lei. Na primeira, o deputado sugere ampliar a hipótese de saque dos valores das contas individuais do PIS-PASEP, independentemente de solicitação do cotista. Na outra o deputado inclui no rol dos casos que podem sacar o PIS-PASEP as pessoas que estão em situação de desemprego e as pessoas com deficiência com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).

De acordo com o deputado, a exposição de motivos que acompanha a MP 813 aponta que a economia brasileira encontra-se em um momento de endividamento das empresas e das famílias, de restrição ao crédito e de recuperação lenta do emprego, o que justifica a adoção de medidas que permitam reduzir o comprometimento da renda das famílias.


“Por isso entendo que é pertinente permitir que todo participante do PIS-PASEP que possua saldo em sua conta individual possa sacar o recurso, uma vez que não há mais arrecadação destinada às contas individuais do Fundo. Não há mais sentido em continuar impedindo os beneficiários de realizar o saque destes valores diante da atual situação econômica do país”, explicou o deputado.

As emendas foram apresentadas atendendo o pleito do cidadão Miguel Pinguelli, que relatou, através de e-mail encaminhado ao gabinete parlamentar, que essas mudanças trariam um alento a milhares de brasileiros que ficaram desempregados e ainda não alcançaram os critérios para se aposentar, e que precisam da ajuda do Estado. O deputado entendeu que o pleito do cidadão era justo e apresentou as emendas.

O texto da Medida Provisória e as emendas apresentadas serão analisados por uma Comissão Mista, formada por deputados federais e senadores.

MP 813
A Medida Provisória – MP nº 813/2017, publicada em 27 de dezembro de 2017, altera a Lei Complementar 26/1975, que trata da possibilidade de movimentação de conta do PIS e do Pasep, proporcionando o recebimento do benefício aos participantes com idade mínima de 60 anos de idade. A lei determinava o saque das contas individuais nos casos de aposentadoria, transferência para a reserva remunerada ou reforma (no caso de militares), invalidez e casamento. Além de permitir o saque por idade, a medida provisória retira o casamento dentre as hipóteses para a retirada do PIS/Pasep. Os saques já podem ser realizados desde o dia 24 de janeiro de 2018.

PIS
Com o Programa de Integração Social (PIS), criado por meio da Lei Complementar n° 7/1970, o empregado da iniciativa privada tem acesso aos benefícios determinados por lei e ainda colabora para o desenvolvimento das empresas do setor. O programa buscava a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa.

PASEP
Paralelamente à criação do PIS, a Lei Complementar n° 8/1970 instituiu o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), com o qual União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios contribuíam com o fundo destinado aos empregados do setor público. O pagamento do PASEP é feito pelo Banco do Brasil.

Quem pode sacar?
Participantes com idade igual ou superior a 60 anos, que foram cadastrados no Fundo PIS/PASEP até 04/10/88 e que ainda não sacaram o saldo da conta individual de participação, de acordo com a MP 813/2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm