Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Documentário sobre artista mineira ganha lançamento no Cine Belas Artes

Maria Helena Andrés

Realizado pelo Instituto Maria Helena Andrés e o Laboratório Innovatio da EBA – UFMG, o documentário “Maria Helena Andrés – Arte e Transcendência”, que conta com recursos do Fundo Estadual de Cultura, apresenta as múltiplas facetas da artista, como os trabalhos voltados para a escrita, e os desenvolvidos como educadora e blogueira.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Durante a carreira, Maria Helena tem experimentado várias linguagens (pintura, desenho, gravura, colagem, escultura e fotografia) e recebido inúmeros prêmios e homenagens, entre elas a concedida pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) por sua trajetória artística. O filme estreia no dia 17 de fevereiro, às 11h, no Cine Belas Artes, em Belo Horizonte.

Dirigido pelo professor Evandro Lemos da Cunha e com co-direção de Danilo Vilaça, o documentário contou com a participação de vários colaboradores, constituindo uma construção de múltiplos olhares. Para Marília Andrés Ribeiro, presidente do Instituto Maria Helena Andrés e filha da artista, o filme é uma importante homenagem a uma das mais significativas figuras do meio artístico do país.

“O documentário é uma justa celebração e ganha ainda mais força por ela estar presente e poder vivenciar a importância e o impacto de seu trabalho. Estou muito feliz por podermos registrar esta trajetória artística que dura cerca de 70 anos e que foi fundamental para o estabelecimento de certos movimentos no Brasil, como o movimento construtivo nos anos 50”, diz Marília.

A artista também se dedicou à educação artística e publicou vários livros de reflexão sobre arte, educação, filosofia oriental e intercâmbios culturais entre o Brasil e a Índia. Atualmente, Maria Helena Andrés escreve semanalmente dois blogs sobre arte, artistas, patrimônio cultural, ecologia, ioga e a vida em família (“Minha Vida de Artista” e “Memórias e Viagens”), que podem ser acessados no site: mariahelenaandres.blogspot.com.br

Serviço
Estreia do documentário “Maria Helena Andrés – Arte e Transcendência”
Local: Cine Belas Artes (Rua Gonçalves Dias, 1581 – Lourdes, Belo Horizonte/MG)
Data: 17 de fevereiro
Horário: 11h
Entrada: Gratuita

Com Agência Minas

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm