Banner Águas de Pará de Minas   Banner Fapam

Secretaria de Saúde alerta sobre cuidados com animais peçonhentos

Embora possa acontecer durante todo o ano, é com a chegada do período de calor e chuvas, que aumenta a probabilidade para a ocorrência de acidentes com animais peçonhentos. Durante essa época, animais como escorpião, cobras e aranhas procuram lugares secos para se abrigarem, podendo ser encontrados nas proximidades das casas, jardins e parques, tanto em áreas urbanas, quanto rurais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

De janeiro a setembro de 2016 foram registrados em Minas Gerais cerca de 21.681 mil casos de acidentes envolvendo algum tipo de animal peçonhento, sendo 57,4% em zonas urbanas e 40,3% em zonas rurais.

Segundo a referência técnica do Programa Estadual de Vigilância e Controle dos Acidentes por Animais Peçonhentos da Secretaria de Estado de Saúde, Andréia Kelly Roberto Santos, as concentrações dos casos registrados no estado variam de acordo com a localidade e o tipo de animal.

“Geralmente em áreas urbanas, que concentra 12.445 casos, a maioria dos acidentes envolvem escorpiões (73,2%), seguido por aranhas (8,2) e abelhas (7,4%). Nas áreas rurais amaior incidência de casos também envolvem escorpiões (51,6), seguido por serpentes (17,6%) e aranhas (16,4%)”.

Em caso de ocorrência de acidentes, a referência orienta manter a vítima calma, evitando movimentos desnecessários, manter o membro acometido mais elevado em relação ao restante do corpo e levar a pessoa o mais rápido possível ao serviço de saúde mais próximo. “Se possível, e caso não apresente risco de um novo acidente, o animal envolvido deve ser levado juntamente com a vítima ao local de atendimento, para facilitar o diagnóstico”.

Tratamento
O tratamento com soro é indicado para a picada de grande parte dos animais peçonhentos. O método consiste na aplicação de um soro formado por concentrado de anticorpos (células que cumprem o papel de defesa do organismo) no paciente, com o objetivo de combater um agente tóxico específico como venenos e toxinas.

Segundo Andréia Santos, “a identificação do animal responsável pelo acidente facilita o diagnóstico e tratamento. Pois para cada tipo de veneno existe um soro específico, preparado com a mesma toxina do animal peçonhento que causou o acidente”.

O Ministério da Saúde distribui soros antipeçonhentos para todo o País, e está disponível na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Os soros são produzidos pela Fundação Ezequiel Dias, em Minas Gerais; Instituto Butantan, em São Paulo e Instituto Vital Brazil, no Rio de Janeiro.

Cuidados
Alguns cuidados são fundamentais para evitar acidentes com animais peçonhentos, são eles:

Em casa
-Entre com cuidado em locais que ficaram fechados por muito tempo;
-Bata os colchões antes de usá-los;
-Balance cuidadosamente roupas, sapatos, toalhas e lençóis que ficaram do imóvel no período em que ele permaneceu fechado;
-Afaste as camas das paredes e evite pendurar roupas fora dos armários;
-Vede frestas e buracos em paredes e assoalhos;
-Limpe o interior e os arredores da casa usando luvas, botas e calças compridas;
-Evite o acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção próximo à casa;
-Nunca colocar as mãos em buracos ou frestas;
-Sempre use luvas ao fazer a limpeza de uma casa fechada por muito tempo;
-Caso encontre algum animal peçonhento dentro de casa, afaste-se dele sem assustá-lo e entre em contato com os bombeiros ou com o centro de controle de zoonoses da sua cidade.

Fora de casa
-Se estiver fazendo um piquenique, verifique cuidadosamente a área em volta do local onde pretende estender a toalha;
-Em regiões de mato alto usar sempre calça comprida e botas;
-Próximo a matas e na beira de estradas, evite deixar as portas do carro abertas, principalmente ao anoitecer;
-Jamais pegue animais peçonhentos com as mãos, mesmo que eles pareçam mortos;
– Manter limpos os locais próximos a residências, calçadas, jardins, quintais, paióis e celeiros.
– Fazer o controle do número de roedores, pode evitar a aproximação de serpentes peçonhentas que deles se alimentam. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm