Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Pesquisadores americanos conhecem trabalho da Hemominas sobre o HTLV

O Hemocentro de Belo Horizonte recebeu a visita de dois pesquisadores da Universidade de Miami, o médico hematologista e professor Juan Carlos Ramos, e o imunologista Glen Barber. Eles vieram ao país para desenvolver parcerias em pesquisas sobre o vírus HTLV.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os profissionais foram recebidos pela assessora de Assuntos Internacionais da Fundação Hemominas, Anna Bárbara Proietti; pela epidemiologista e pesquisadora do GIPH (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em HTLV), Anísia Ferreira; e pela professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Edel Stancioli.

Segundo Glen Barber, este é um vírus mais comum na América Latina do que nos Estados Unidos, onde só é encontrado o tipo HTLV-1. “Além disso, para o HTLV ainda não há um tratamento real. É importante formarmos parcerias com outros países para estudar conjuntamente meios de melhorar o diagnóstico, o tratamento e a prevenção desta doença”, explicou.

Os pesquisadores conheceram o ambulatório do Hemocentro de Belo Horizonte, além dos laboratórios de pesquisa, de sorologia e a Central de Fracionamento. Segundo Juan Carlos Ramos, a forma de organização do trabalho, feita de forma centralizada em todo o estado, foi o que mais chamou a atenção.

Glen Barber e Juan Carlos Ramos já visitaram várias instituições de países na América do Sul, no intuito de desenvolver estudos para entender o que faz com que os pacientes com o mesmo vírus desenvolvam manifestações clínicas diversas entre eles.

Para isso, eles estudam essas diferenças para descobrir se há uma predisposição genética para o HTLV. “Entender esses processos pode levar a uma melhoria dos tratamentos atuais, bem como gerar novas terapias e vacinas que podem ajudar a erradicar a infecção”, detalha Glen Barber.

Segundo a pesquisadora Anna Bárbara Proietti, a Fundação Hemominas já desenvolve estudos importantes sobre o vírus HTLV, através do GIPH. Ela acredita que essa parceria com a Universidade de Miami nas pesquisas sobre o vírus é essencial para aumentar a informação e o desenvolvimento de novos projetos em prol dos pacientes.

HTLV
O vírus HTLV (sigla da língua inglesa que indica vírus que infecta células T humanas) é um retrovírus isolado em 1980 a partir de um paciente com um tipo raro de leucemia de células T.

Apresenta dois tipos: O HTLV-I que está implicado em doença neurológica e leucemia, e o tipo 2 (HTLV-II) que está pouco evidenciado como causa de doença. Ele também pode causar a HAM/TSP, uma doença que compromete a medula espinhal, provocando perda gradual dos movimentos do corpo. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm