Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

CBT apresenta calendário 2017 com várias novidades


O Departamento Técnico da Confederação Brasileira de Tênis disponibilizou na última semana o Calendário Iinfanto-juvenil2017 contendo os torneios programados para o primeiro semestre.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Uma alteração importante é a realização dos circuitos de verão no mês de janeiro, já que o Banana Bowl e o Torneio Internacional de Porto Alegre acontecem já nas duas primeiras semanas de fevereiro em mudança aprovada este ano pela Federação Internacional de Tênis (ITF) e pela Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT).

Um dos mais tradicionais torneios internacionais iinfanto-juvenisdo calendário, a Londrina Juniors Cup terá a sua 31ª edição realizada na primeira semana de julho, seguida pela primeira edição do Curitibano Open, torneio que estreia no calendário ITF em 2017.

O Brasileirão será realizado na segunda quinzena de julho, com o Tennis Kids entre os dias 15 e 17, o qualifying entre 18 e 21 e a chave principal entre 26 e 30. A Copa das Federações será realizada entre 22 e 25 de julho, uma data a mais em relação a 2016.

Com isso, os dois períodos de férias ao longo do ano passam a contar com dois torneios ITF cada, além dos torneios realizados pelas federações em janeiro e o Brasileirão e Copa das Federações em julho.

O Circuito Nacional Juvenil da Confederação Brasileira de Tênis terá novidades também em relação às seletivas. Dado ao número de tenistas no estado de São Paulo ser maior que o de qualquer região, haverá uma seletiva para o estado à parte das seletivas regionais do Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

As seletivas de São Paulo e da Região Sul terão duas vagas na chave principal e duas no qualifying no torneio GA. As demais regiões terão uma vaga cada tanto no qualifying quanto na chave.

“As seletivas no ano passado deram certo e estamos mantendo e aumentando as vagas nas seletivas. São Paulo agora a sexta região porque sozinho tem mais tenistas que qualquer região”, explica o vice-presidente da CBT, José Guilherme Danelon, responsável pelo Departamento Técnico.

“A gente sabe que o ideal é que o menino perca o menor número de aulas e tenha o menor custo possível, por isso o formato das seletivas, que serão de quinta a domingo, onde vai permitir viajar para mais perto e fazer uma quantidade maior de jogos, e o GA passa a ser disputado em blocos, com o qualifying jogado em um dia (rodada dupla) e a chave em quatro”, completa Danelon.

O Circuito Nacional Juvenil passará a dar gratuidade por ranking a dois tenistas em cada chave masculina e uma tenista em cada chave feminina. As categorias 12 e 14 anos terão o qualifying na sexta-feira e as chaves entre sábado e terça-feira, enquanto as categorias 16 e 18 anos (que substitui a sub-23) terão o qualifying na quarta-feira e as chaves principais entre quinta-feira e domingo.

Diferentemente de 2016, quando o Circuito teve quatro etapas, na temporada 2017 ele terá a disputa de cinco etapas, todas com chave principal de 32 tenistas e o qualifying contendo também 32 tenistas no masculino, enquanto no feminino serão 16 jogadoras na chave principal e qualifying de 16. Nas chaves principais, os perdedores da primeira rodada jogarão uma chave B valendo pontos no ranking.

O Tennis Kids será mantido em todas as etapas, porém, será realizado em outro clube na mesma cidade onde o torneio for realizado durante o mesmo período das categorias 12 e 14 anos.

As seletivas passarão a contar com chaves de duplas, sendo que tanto as chaves de simples quanto as de duplas valerão pontuação G1 no ranking nacional, com bonificação de acordo com a quantidade de inscritos e a qualidade técnica das chaves.

A primeira etapa do Circuito Nacional Juvenil já está confirmada para o mês de março e será realizada em Curitiba, no Paraná.

Realizado nos últimos dois anos em parceria com a Federação Francesa de Tênis, o Rendez-Vous à Roland-Garros está mantido para o início de abril e terá mais uma vez a oportunidade de um brasileiro chegar à chave principal do torneio juvenil de Roland Garros.

Uma das grandes novidades no calendário é a inclusão do Interclubes nacional, que será realizado em maio, também na cidade de Curitiba, antes da segunda etapa do Circuito Nacional Juvenil que acontece em Santa Catarina. Esta primeira edição será um piloto, apenas com clubes convidados sendo 16 no masculino e 8 no feminino. Os clubes que estiverem dispostos a participar podem entrar em contato com a CBT pelo e-mail tecnico@cbtenis.com.br.

A partir de 2017 a CBT realizará o Encontro Nacional Iinfanto-juvenil que vai reunir os principais tenistas das categorias 12 e 14 anos, além de seus treinadores para um período de treinamento entre os dias 1 e 4 de junho, em Florianópolis. Os tenistas das categorias 16 e 18 anos se reunião entre os dias 8 e 11 de junho, também na capital catarinense.

“A ideia é que os oito melhores jogadores do país possam se encontrar junto a seus treinadores e passar 4 dias treinando e compartilhando experiências. A CBT pretende levar um ex-jogador profissional, preparador físico etc”, explica Danelon.

Confira aqui o calendário iinfanto-juvenil2017
Confira aqui o formato de torneios iinfanto-juvenil2017
Com site da CBT

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm