Banner Águas de Pará de Minas   Banner Fapam

Municípios terão que arcar sozinhos com exigências da lei do controle populacional de cães e gatos, reclama secretário

cao_caes_cachorros290116
No começo de 2016 o governador Fernando Pimentel (PT) sancionou uma nova legislação estabelecendo medidas de proteção, identificação e controle da população de cães e gatos em Minas Gerais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Além de garantir o bem-estar dos animais, a lei também define normas para a comercialização, guarda e a prevenção de zoonoses. Uma delas é a proibição do sacrifício de cães e gatos para fins de controle populacional.

O estado também repassou para os municípios a responsabilidade de identificação e o controle populacional desses animais. Também foram definidas regras para a comercialização, entre outros procedimentos.

Em Pará de Minas foi proposto ao município um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e aceito pelo prefeito Antônio Júlio de Faria, conforme informação do secretário municipal de Saúde Cléber de Faria Silva. No documento constam os prazos definidos para o cumprimento de todas as exigências legais.

Cléber de Faria Silva também revela que a lei prevê o envio de recursos financeiros por parte do governo estadual. Porém, as prefeituras novamente receberam mais uma responsabilidade e terão que arcar com ela sem nenhum apoio:

cleber_de_faria _silva140116
Cléber de Faria Silva
taccczcleberdefariasilva1

Ele ressalta que o Estado não enviou nenhuma verba para auxiliar no custeio das adequações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Porém, todas as providências estão sendo tomadas dentro dos prazos:

Cléber de Faria Silva
taccczcleberdefariasilva2

Quando ocorrer o recolhimento de cães e gatos pelo poder público, o bem-estar do animal deverá ser observado em todo o procedimento de manejo, transporte e guarda.

O proprietário do animal terá até três dias úteis para resgatá-lo. Após este período, os cães e gatos não resgatados deverão ser esterilizados, identificados e disponibilizados para adoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm