Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Uma festa de flores e cores

dnctpr
Há cerca de um ano, tivemos a oportunidade de visitar uma verdadeira festa de flores e de cores na cidade de Holambra, no interior de São Paulo, a Expoflora – se quiser conferir as matérias acesse Aqui e clique em “assistir programas” e “quarta temporada”.

Naquela ocasião, ficamos deslumbrados tanto com as belezas da cidade, quanto com a organização do evento.

A Expoflora acontece todos os anos no mês de setembro (neste ano, na verdade, teve início no dia 30 de agosto, e vai até 23 de setembro, sempre de quinta a domingo, inclusive feriados), e além de marcar o início da primavera, serve como importante marco cultural regional e mesmo nacional, além de traduzir-se como uma forma de integração entre povos, já que Holanda e Brasil parecem mais perto que nunca durante o evento.

A Expoflora não se caracteriza como feira, pois o seu objetivo não é vender, mas, sim, mostrar ao público as flores e plantas ornamentais cultivadas por mais de 200 produtores de Holambra.

Antiga colônia holandesa, hoje a cidade de Holambra (junção das palavras Holanda, América e Brasil), apesar de contar com pouco mais de 11 mil habitantes, é o maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais do país, respondendo por cerca de 40% das vendas do setor. Por isso, o município é conhecido como “Capital Nacional das Flores”, ou como “Cidade das Flores”.

Em seus 16 dias de realização, a Expoflora deve atrair cerca de 300 mil visitantes, ou cerca de 3.000% a população da cidade. O evento gera em torno de 1.800 empregos diretos, além de 5 mil vagas (diretas ou indiretas). Os investimentos somam R$ 3,5 milhões, e provocam reflexos na economia de toda a região.

O recinto da Expoflora tem 250 mil metros quadrados, onde estão instaladas duas praças de alimentação, com 16 lanchonetes, sete restaurantes (de fast-food até comidas nacionais e típicas holandesas), duas confeitarias típicas, além de três pavilhões de exposição, onde podem ser encontrados cerca de 250 estandes que apresentam desde artesanatos a produtos industriais e para decoração, além de móveis e utensílios domésticos. A infraestutura conta com posto médico, sanitários, fraldário e guarda-volumes. O estacionamento tem capacidade para cinco mil veículos em sistema rotativo.

Neste ano a Expoflora, considerada a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, escolheu o amor como tema de todas as atrações, inclusive das
novidades que, certamente, encantarão ainda mais os visitantes.

Tudo, na Expoflora 2012 está relacionado ao amor: “O amor em flores e cores” tematiza a exposição de arranjos florais; “Um amor de jardim” é o foco dos projetos dos 20 ambientes da Mostra de Paisagismo e Jardinagem; e “O amor está no ar” tornará ainda mais emocionante a Chuva de Pétalas, que esse ano passa a ser realizada às 16 horas e 30 minutos, todos os dias do evento, e não mais 17 horas como nos anos passados, inclusive em 2011, quando lá estivemos.

Na Parada das Flores, que esse ano começa às 16 horas, levando os visitantes em um grande e animado desfile até o local da Chuva de Pétalas, a decoradora Stans Scheltinga também usou as flores e plantas nos três carros alegóricos para falar de amor. Além das novidades em flores e plantas ornamentais, como a Planta Ovo, o lírio dobrado sem pólen, o ranunculus, o agapanthus, a princettia, e os hibiscos, a Expoflora apresenta novas orquídeas, como a Lila Mystique, a coleção phalaenopsis exóticas e a supermini, cujas flores não têm mais de 3 cm de tamanho.

dnctpAs novidades em flores e plantas ornamentais podem ser vistas logo na entrada, no lounge, após as catracas da bilheteria, e no ambiente “Novos Olhares” da exposição de arranjos florais organizada pelos decoradores e paisagistas holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost. A exposição, que tem como tema “O amor em flores e cores”, é uma grande vitrine para as novidades do setor, pois permite que as novas variedades de flores e plantas ornamentais sejam testadas quanto ao gosto do público e preferência do consumidor antes que os produtores invistam no seu cultivo em larga escala para o abastecimento do mercado.

Vale lembrar que Holambra é o maior produtor de flores e plantas ornamentais do país, e responde por 35% a 40% de toda a produção e comercialização no Brasil.
Mas a Expoflora tem mais que plantas e flores, já que quem visita Holambra nessa época do ano também tem a oportunidade de experimentar pratos e sobremesas tipicamente holandesas, além de contemplar e até mesmo participar de danças típicas.

Por essas e outras é que hoje nossa sugestão é para que faça uma visita à Expoflora, em Holambra – SP.

Até mais…

Leia outros textos de Renata Pereira e Renato Simões.

Pelos Caminhos de… Clique e descubra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm