Exposição na Casa da Cultura conta a história do Agalmatolito em Pará de Minas e no Brasil


A exposição sobre a História do Agalmatolito foi aberta na quinta-feira, 10 de agosto, na Casa da Cultura em Pará de Minas. Trata-se de um recurso mineral que é explorado há décadas no município.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter


O Agalmatolito também é conhecido como pagodita e é uma rocha formada pela alteração hidrotermal da rocha riolito. Ela se desenvolve em regiões específicas e só pode ser extraído com as técnicas corretas.


O empresário Sérgio Lage explica que a pedra é processada e utilizada especialmente pela indústria de tintas. O produto também pode ser aplicado em borracha e defensivos agrícolas:


Sérgio Lage
exposicaosergiolage

De acordo com José Roberto Pereira, assessor de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura, Comunicação Institucional, Esporte, Lazer e Turismo, a exposição faz parte da programação da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais:


José Roberto Pereira
exposicaojoseroberto


A mostra ficará aberta a visitação pública até o dia 30 de agosto. Uma grande oportunidade de aprender novas curiosidades e ampliar os conhecimentos sobre o mineral que gera emprego e renda.

As visitas guiadas para turmas de escolas podem ser agendadas pelo telefone (37) 3231-7780.

A programação da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural continua em Pará de Minas. Veja os destaques abaixo.

De 12 a 19 de agosto será promovido na Escola Municipal de Artes e Ofícios SICA o Seminário Bioconstrução. Estará em cartaz a exposição sobre ofícios em risco de extinção, das 8h às 17h.

No dia 12 de agosto, das 8h às 11h, será promovida gratuitamente, também na Escola de Artes, a Oficina de Construção em Pau a Pique. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas na Casa da Cultura.

No dia 15 de agosto, às 20h, ainda na Escola de Artes, será proferida uma palestra sobre bioconstrução. Informações podem ser obtidas por meio do telefone (37) 3231-7789.

No dia 17 de agosto, às 20h, será promovida mais uma Quinta no Museu. O Museu Histórico de Pará de Minas (MUSPAM) estará de portas abertas para a música raiz com o show de Vítor e Ruan.

No dia 22 de agosto será realizada a oficina de biscoito de banha e amarelo da roça. Às 13h na Associação dos Ex-alunos e Amigos de Bom Bosco, no bairro Serra Verde.

No dia 24 de agosto a oficina acontecerá no Restaurante da Criança da Associação Comunitária Bela Vista (ABEV), no bairro Recanto da Lagoa. As vagas são limitadas e mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (37) 3231-7780.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!