Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Governador de Minas promete quitar IPVA ao receber prefeitos

Manoel Marques/Imprensa MG

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, recebeu na manhã desta quinta-feira (10), no Palácio da Liberdade, prefeitos de associações regionais dos municípios de diversos Territórios de Desenvolvimento para falar das ações e do esforço do governo para atender às demandas das prefeituras em diferentes setores. Como destaque, Fernando Pimentel anunciou a quitação do repasse do IPVA para todos os municípios mineiros.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A confirmação foi feita na quarta-feira (9/5) pela Secretaria de Estado da Fazenda. “Nós, ontem, conseguimos regularizar a situação do IPVA dos municípios. Nós já tínhamos começado antes e agora chegamos a 100% dos municípios, conforme prometemos aos prefeitos”, confirmou Pimentel.

O governador também destacou o esforço da atual gestão em estar mais próximo dos municípios. “A importância de a gente estar junto, de a gente escutar as pessoas, ouvir e dar voz a cada um, é imensa. Se você não ouve os prefeitos, não tem como você saber o que está acontecendo. É importante vocês saberem que a gente está trabalhando para sairmos dessa crise. Fizemos o Regularize (programa de regularização de débitos), que melhorou o repasse do ICMS para os municípios. Nem sempre conseguimos tudo, por isso é importante essa convivência próxima e sincera para dividir e deixar todos vocês cientes sobre o problema e, assim, acharmos o caminho. Por isso, todos os prefeitos são importantes”, reforçou.

Presente no encontro, o secretário de Fazenda, José Afonso Bicalho relembrou as ações do Estado para melhorar a arrecadação e, consequentemente, o repasse às prefeituras. “Um primeiro aspecto que nós podemos olhar em relação ao Estado com os municípios é o compartilhamento de receitas. Graças ao esforço do Estado em aumentar a arrecadação, principalmente as receitas correntes e as de dívidas ativas, isso tem feito com que os repasses aos municípios tenham aumentado muito acima do que seria o normal. Outra iniciativa que também tem beneficiado as prefeituras mineiras é o Regularize, que já nos possibilitou arrecadar, desde agosto do ano passado até agora, mais de R$ 3 bilhões. Desse total, 25% vão para os municípios. Ou seja, os municípios receberam R$ 800 milhões a mais por conta do esforço do Estado”, complementou.

Resultados
Para José Raul Reis, prefeito de Lagoa dos Patos, representante a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), o momento é difícil, mas o diálogo entre as diferentes esferas de administração tem dado resultado. “A gente está passando por muita dificuldade, isso não tem nenhuma dúvida, mas na nossa região o diálogo com o governo tem sido muito bom. Fomos beneficiados principalmente na parte rural. O Norte de Minas, como um todo, foi bem assistido, e agora com veículos na área da saúde e em outras também. Temos dificuldades em áreas como saúde e educação, mas é aí que a mão do Estado precisa entrar para ajudar a gente, em ações como continuar apoiando o pequeno produtor e também realizar obras de infraestrutura”, complementou.

O presidente da Associação Microrregional dos Municípios da Vertente do Ocidente do Caparaó (Amoc) e prefeito de Mutum, João Batista Marçal, destacou a relação republicana do governador com os prefeitos. Segundo ele, também é importante fazer uma reflexão política do atual momento do país. “Uma das coisas que não podemos esquecer é que a gente começa a atribuir nossos problemas ao governo do Estado e muitos não sabem o que o governo federal deixou de fazer por nós. Um governador precisa ser democrático, e essa é a razão de ter orgulho do nosso governo, que tem democracia na hora de distribuir a renda também”, disse.

Já o prefeito de Capitólio, José Eduardo Terra Vallory, ressaltou a presença do Estado nos diferentes territórios mineiros e também a necessidade de continuidade dos projetos junto ao governo mineiro. “Qualquer prefeito, se for fazer uma análise isenta da situação, deve reconhecer o tremendo esforço que a administração estadual tem feito para dar a sobrevivência necessária ao Estado de Minas Gerais e aos municípios. Realmente, é uma situação difícil que o país vive, e esse reflexo se dá em Minas Gerais. Mas a gente tem trabalhado e o resultado é que Minas tem conseguido manter tudo funcionando, os serviços públicos, a máquina do Estado, o que permite o mínimo de qualidade para a população”, ressaltou.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm