Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Mesmo com mananciais cheios, Copasa não descarta possibilidade de volta do racionamento

agua_carnaval
Com as últimas chuvas, a situação dos mananciais de Pará de Minas melhorou bastante em relação a escassez de água enfrentada pela população desde o fim de 2013.

O longo período de estiagem deixou a cidade sem abastecimento de água, obrigando os moradores principalmente dos bairros mais altos a ficarem até duas semanas sem nem uma gota na torneira.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook     Siga o Portal GRNEWS no twitter

Desde novembro de 2014 o racionamento foi suspenso pela Copasa e os caminhões pipas que davam suporte, trazendo água do sistema Serra Azul em Juatuba foram dispensados.

De acordo com o encarregado responsável pelo sistema de abastecimento da Copasa em Pará de Minas, José Gomes Ferreira, a situação dos mananciais está na média, e a vazão está normal, porém o período ainda é preocupante.

Ele explica que se não chover ao longo do ano, o racionamento poderá voltar. Isso poderá ocorrer porque no período da seca o consumo aumenta e o volume de chuvas é muito baixo:
josgom_trac

José Gomes Ferreira
josgom_vtrac1

José Gomes Ferreira afirma que os poços artesianos que foram perfurados pela Copasa estão parados para o reabastecimento do lençol freático caso volte o racionamento e eles tenham que operar novamente:

José Gomes Ferreira
josgom_vtrac2

O encarregado pelo serviço de abastecimento afirma que os poços artesianos parados fazem com que a vazão do subsolo aumente. As bombas são ligadas em um curto período apenas para manter os equipamentos:

José Gomes Ferreira
josgom_vtrac3

Mesmo com o abastecimento normalizado, é importante também que a população faça a sua parte e colabore. Evitar o desperdício faz com que os mananciais se mantenham cheios por um período maior, como ressalta José Gomes Ferreira:

José Gomes Ferreira
josgom_vtrac4

O apoio da população é fundamental para que o abastecimento de água continue normalizado. Mas, também é preciso tomar cuidado com os reservatórios de água que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue. Neste caso é importante utilizar a água armazenada sem desperdício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm