Banner Águas de Pará de Minas   Banner Fapam

Cenipa não vai acompanhar análise das caixas-pretas do avião da Lamia em Londres

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) não vai enviar um representante brasileiro para acompanhar o processo de abertura e extração dos dados das caixas-pretas do avião da companhia aérea Lamia que caiu na Colômbia, no último dia 28. Setenta e uma pessoas morreram e seis ficaram feridas na queda do avião próximo a Medellín, entre elas jogadores e membros da comissão técnica do time da Chapecoense, jornalistas e tripulantes.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

As duas peças do sistema de registro de voz e dados da aeronave foram localizadas no dia seguinte à queda. Segundo o ministro dos Transportes da Colômbia, Jorge Eduardo Rojas, elas estão em bom estado e será possível obter dados que ajudem os investigadores a entender o que aconteceu antes da queda.

O Comando da Aeronáutica, ao qual o Cenipa está subordinado, explicou não haver necessidade da presença de investigadores brasileiros durante a leitura dos dados da caixas-pretas. O material será analisado em Londres (Inglaterra), na sede da fabricante da aeronave ou na Agência de Investigação de Acidentes Aéreos inglesa (AAIB, no inglês), e, posteriormente, compartilhado com os órgãos dos países que participam da apuração.

A investigação das causas do acidente está sendo conduzida pelo Grupo de Investigação de Acidentes e Incidentes Aéreos (Griaa) da Colômbia, com a participação de representantes da Bolívia (onde a aeronave estava registrada); do Brasil (país de origem de várias vítimas); Inglaterra (sede da fabricante do avião) e dos Estados Unidos (onde está sediada a fabricante dos motores). As caixas-pretas foram enviadas a Inglaterra porque a Colômbia não tem um laboratório de leitura e análise de dados de gravadores de voos. Segundo a Aeronáutica, o Brasil é o único país na América Latina a deter essa tecnologia. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm