Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Mais um trecho de ciclovia desaba na orla da zona oeste do Rio

Fernando Frazão/Agência Brasil

A força da água provocou o desabamento na manhã desta segunda (9) de mais um trecho do calçadão construído na Praia da Macumba, na zona oeste do Rio de Janeiro, desmoronando a ciclovia situada sob a calçada.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Está é a terceira vez que cai o trecho do calçadão da Praia da Macumba, localizado no Recreio dos Bandeirantes. Na primeira vez, em 4 de outubro deste ano, o mar estava de ressaca e o desabamento, que também afetou a ciclovia da região, chegou a ferir sem gravidade uma pessoa que passava pelo local.

O segundo desabamento ocorreu no último dia 15 de setembro, ocasião em que as condições do mar eram normais e não havia ressaca. Moradores, no entanto, admitem que o calçadão da Praia da Macumba, construído há mais de 15 anos, vem enfrentando problemas há algum tempo.

Os desabamentos do calçadão que veem ocorrendo com relativa frequência quase um ano e meio depois que – às vésperas dos Jogos Olímpicos Rio 2016 – um trecho da Ciclovia Tim Maia, desabou matando duas pessoas.

Ciclovia Tim Maia
Inaugurada a menos de quatro meses da tragédia, no dia 17 de janeiro, a obra havia custado aos cofres públicos R$ 44 milhões. Apesar do elevado custo desembolsado pela prefeitura da cidade, a obra não resistiu à ressaca que atingiu a orla e cujas ondas atingiram o chamado Costão do Vidigal, derrubaram um trecho de cerca de 20 metros de ciclovias tragando duas pessoas – inclusive um ciclista que aproveitava o domingo de sol para a prática do seu esporte preferido.

Identificado como Eduardo Marinho Albuquerque, de 54 anos, era morador de Ipanema, na zona sul do Rio e deixou mulher e um filho de 15 anos. Segundo frequentadores e motoristas que passavam pelo local no momento da tragédia, ele foi atingido por uma forte onda que, além de destruir o local, também quebrou o parabrisa de um ônibus que trafegava pela Avenida Niemeyer.

Na ocasião, tanto o secretário Executivo de Governo, Pedro Paulo Carvalho, como o prefeito à época Eduardo Paes classificou o acidente com imperdoável. “É imperdoável o que aconteceu, já determinei a apuração imediata dos fatos, e estou voltando para o Brasil para acompanhar de perto”, disse o prefeito, que encontrava-se fora do país.

Com o desabamento da manhã de hoje, já chega a cerca de 300 metros o trecho do calçadão e da ciclovia da Praia da Macumba, que desmoronou com a força das águas e teve que ser interditado pela prefeitura.

No desabamento do dia 4 de outubro, o próprio secretário de Conservação e Meio Ambiente do município, Rubens Teixeira, admitiu que a obra foi malfeita e que desde meados de setembro técnicos da prefeitura estudam a melhor solução para refazer o calçadão.

Segundo ele, “a estrutura não foi estaqueada e não foi considerado o efeito das ondas tirando areia e descalçando o muro. Em alguns trechos o muro ficou, mas a areia foi retirada pela maré. Houve falha na execução. Estamos em reuniões com a Geo-Rio, Rio Águas e Coppe para buscar uma solução para a obra”.

O secretário admitiu que a obra com menos de 15 anos de construção vem apresentando problemas há anos. Procurada pela Agência Brasil em face deste último desabamento, a Secretaria de Conservação e Meio Ambiente, em nota, disse que enviará uma equipe ao local “para avaliar os novos danos e reforçar o isolamento da área atingida”.

“Ressaltamos a importância de os frequentadores respeitarem os limites de interdição, para evitar acidentes. Um grupo de estudos da Seconserma, em parceria com a Rio Águas e a Geo Rio finalizará esta semana estudo que definirá a maneira mais adequada de recompor o trecho atingido”, explica a nota. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm